Depois da publicação da Medida Provisória 1164, o Bolsa Família, criado em 2003 e extinto em 2021, foi recriado. Promessa de campanha de Lula, o programa já está em vigência desde o início deste ano. Com algumas modificações, o programa ainda gera algumas dúvidas em meio às pessoas beneficiadas.
De acordo com o Governo Federal, em breve haverá um aplicativo do programa. Além disso, como já explicamos aqui, o Caixa Tem passará por atualização para que o Bolsa Família possa ser acessado de forma mais fácil, rápida e cômoda usando ele.
De toda forma, antes de sair o novo aplicativo ou a atualização do Caixa Tem, é possível acessar informações do Bolsa Família via internet. São várias as opções. Abaixo, explicamos as principais.
Acessando o Bolsa Família pela internet
Segue algumas formas de acessar o Bolsa Família pela internet.
Portal Cidadão Caixa
A Caixa Econômica Federal unificou o acesso a informações relacionadas aos benefícios e programas sociais federais. Agora, todos podem ser acessados via Portal Cidadão Caixa. Ele pode ser acessado aqui.
Basta entrar no portal e fazer login usando CPF e senha. O login é o mesmo do aplicativo Caixa Trabalhador.
Após fazer o login no Portal Cidadão, a plataforma oferece a consulta de diversos benefícios sociais, além do próprio Bolsa Família. É possível checar dados sobre o abono salarial, seguro-desemprego, Vale Gás e outros programas. Por meio dele, é possível conferir também informações sobre alguns programas de transferência de renda regionais.
A consulta é feita a partir do número do NIS (Número de Identificação Social), que também pode ser verificado no portal.
Aplicativo do Auxílio Brasil
Apesar da recriação do Bolsa Família, o aplicativo do Auxílio Brasil segue no ar. Agora, utilizando-o, é possível acessar informações sobre o benefício. Por meio dele, é possível fazer a consulta ao calendário de pagamento e ao valor que será recebido pela família no mês de março. O valor virá já incluindo o adicional de R$ 150,00.
Aplicativo do CadÚnico
Pelo aplicativo do CadÚnico é possível também checar as mesmas informações. Além disso, como explicamos aqui, esse app tem diversas aplicabilidades. Por ele, é possível desde checar sobre atualização do cadastro, até fazer o desligamento voluntário, quando/se for o caso.
Por telefone
Ligando gratuitamente no telefone 121, é possível também checar informações sobre o Bolsa Família. Por ele, será pedido algumas informações, como dados pessoais e o NIS. Com isso, será possível checar todas as informações sobre o benefício.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!