loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Endividamento Bate Recorde No Brasil. Maior Em 12 Anos

O Brasil atingiu nova marca negativa na economia, sob o governo Bolsonaro. Isso porque o endividamento das famílias é o maior dos últimos 12 anos. Este é um dos resultados do mais recente levantamento sobre o tema. Ele foi feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgado na última sexta-feira, 14.

A análise completa do estudo pode ser lida aqui.

Veja o vídeo sobre Dívidas da Caixa abaixo e outros assuntos importantes nos vídeos do Canal Programas Sociais BR:

Veja o vídeo sobre o ‘Desenrola Brasil’ Proposta para pessoas negociarem suas Dívidas abaixo, e outros vídeos no Canal Programas Sociais BR:

Em setembro, o total de lares brasileiros com dívidas a vencer chegou a 79,3%. Isso representa um aumento de 5,3% comparado com setembro de 2021. Trata-se também terceiro aumento consecutivo em 2022. Há dez anos, ainda sob o primeiro governo Dilma Rousseff, o percentual de famílias endividadas era de 58,9%.

Anúncio
Imagens Divida | Vetores, fotos de arquivo e PSD grátis
Créditos: Freepik

O resultado é ainda pior se levarmos em consideração as famílias cuja renda é de até 10 salários mínimos. Ou seja, considerando a maior parte da população brasileira. Na série histórica da Peic, que começa em 2010, é a primeira vez que a taxa acima dos 80%.

Já entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, o endividamento se manteve estável. Nesse caso. as dívidas afetam 75,9% das famílias. Esse levantamento é feito mês a mês. Em agosto de 2022, o recorde histórico já havia sido batido.

O número de pessoas que não podem pagar contas e/ou dívidas vencidas também cresceu. Assim sendo, esse problema hoje atinge 10,8% das famílias. O dado bate com os do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, realizado pelo Serasa Experian em julho de 2022. Segundo ele, cerca de 67,6 milhões de pessoas estão com o nome negativado no país.

Cartão de crédito é o principal vilão

O principal vilão das dívidas das famílias brasileiras segue sendo o cartão de crédito. Isso porque essa modalidade oferece juros altos mas, mesmo assim, é bastante utilizada para compras diversas pelas famílias. As dívidas por cartão de crédito atingem 85,6% do total de famílias endividadas.

Em segundo, aparecem as dívidas nos carnês de loja, outra forma de compra com juros altos. Essas dívidas representam 19,4% e aumentaram 0,6% no ano.  Depois desses itens, os outros principais vilões do endividamento das famílias são:

  • Financiamento de carro (10,2%)
  • Crédito pessoal (9,5%)
  • Financiamento de casa (7,5%)

Queda na renda

Juntamente com as taxas de juros altas, a inflação e o estrangulamento do poder de compra do salário mínimo contribuem para o endividamento. Não existe aumento do salário mínimo acima da inflação desde o governo Michel Temer, por exemplo.

Existem iniciativas, porém, que podem contribuir para a redução do endividamento. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal lançou um programa no qual dívidas podem ser renegociadas, havendo redução de até 90%.

Veja mais vídeos importantes sobre Programas Sociais, Vagas de Empregos, Bolsas de Estudos e muito mais pelo Canal Programas Sociais BR:

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *