A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, realiza inscrições para cursos profissionalizantes no Programa Inclusão Produtiva. Quem se interessar, pode se inscrever até 21 de outubro. Trata-se da 1ª edição do programa, realizado em todo o Estado de São Paulo, no município. O objetivo dessa ação é inserir pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social no mercado de trabalho.
O programa é realizado em fruto de parcerias feitas pelo governo paulista. Elas se dão com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo é a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social via emprego formal e/ou empreendedorismo.
O programa visa sensibilizar e apoiar os participantes na compreensão do conceito de inclusão produtiva. Assim sendo, no âmbito do programa, há um permanente mapeamento e identificação de oportunidades locais e regionais.
Há um papel de protagonismo da Assistência Social na realização do programa. Mais de 230 municípios do estado de São Paulo já foram beneficiados pelo Programa Inclusão Produtiva.
Cursos divididos em módulos
No primeiro módulo, são oferecidas vagas nos cursos de modelagem de saias, shorts e calças femininas. Além disso, são oferecidas modelagem industrial de moda praia, bem como de pequenos reparos em edificações. Os cursos são voltados às pessoas inseridas no Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico.
Há prioridade às pessoas cujas famílias beneficiadas pelo Programa Auxílio Brasil.
Como se inscrever?
As pessoas interessadas devem se inscrever no CRAS Gaivota, na Avenida Flácides Ferreira, 775, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É preciso levar um documento com o Registro Geral (RG), que contenha foto.
O programa compreende a realização de cursos voltados para a realização de atividades produtivas em diversas áreas. Eles serão desenvolvidos de maneira simultânea com ações dos módulos de desenvolvimento humano e empreendedorismo.
O objetivo disso será o de colaborar com a efetivação dos direitos sociais. No âmbito do programa, isso deve ser feito por meio da potencialização dos usuários para a geração de trabalho e renda.
Confira as informações dos cursos
- Modelagem de sais, shorts e calças femininas (16 vagas)
Local: Centro Comunitário do Gaivota, na Rua Santa Catarina, 160
Período: 3/11 a 20/12, das 8h às 12h - Modelagem industrial moda praia (16 vagas)
Local: Centro Comunitário do Gaivota, na Rua Santa Catarina, 160
Período: 3/11 a 20/12, das 13h às 17h - Pequenos reparos em edificações – pintura (16 vagas)
Local: Antigo Terminal Rodoviário do Gaivota
Período: 24/11 a 20/12, das 13h às 17h
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!