O portal Emprega Brasil é um site que foi criado pelo Ministério do Trabalho, extinto em 2019 até ser recriado com outro nome. Ele disponibiliza um banco de vagas de acordo com o perfil e os objetivos profissionais das pessoas que se cadastram. Além disso, essa ferramenta faz a intermediação entre candidatos e empregadores. É possível que empresas e pessoas físicas que ofereçam empregos também ofereçam vagas por meio da plataforma.
Depois de efetuar o cadastro, é possível agendar entrevistas e acompanhar qualquer processo seletivo no qual esteja participando. O site também permite ainda resolver outras questões trabalhistas, como a consulta ao seguro-desemprego, abono salarial e a carteira de trabalho digital.
Depois de fazer um cadastro bastante simples no site, é possível buscar vagas ou se candidatar em uma das várias disponíveis. É possível filtrar as buscas por município, faixa salarial ou tipo de ocupação. Além disso, o site possibilita que sejam buscadas vagas de emprego para pessoas com deficiência.
Abaixo, segue o passo a passo de como fazer o cadastro.
Como se cadastrar no Emprega Brasil?
Para fazer cadastro no portal é necessário criar uma conta Gov.br, que dá acesso aos serviços digitais do Governo. Não leva mais que alguns minutos para que a conta seja criada. Basta seguir os passos abaixo:
- acesse o site Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br). No canto esquerdo da página, na aba “Emprega Brasil”, clique para expandir as opções e, em seguida, em “Cadastrar”;
- logo a seguir, clique em “Crie sua conta gov.br” e escolha a opção “CPF”;
- o sistema fará algumas perguntas de algumas informações pessoais. Aí, basta responder e clicar em “Avançar”
- o sistema perguntará qual a preferência para a validação do cadastro, por e-mail ou SMS. Basta escolher um e clicar novamente em “Avançar”;
- por e-mail ou SMS, será enviado um código de 6 dígitos. Será preciso inseri-lo no campo correspondente e clicar em “Avançar”;
- para finalizar, será pedido para cadastrar uma senha. Cadastre uma senha, insira ela novamente e clique em “Concluir”;
- Depois de concluído o cadastro, o sistema abrirá uma Página de Usuário. Ela deverá ser completada com informações pessoais, como endereço;
Depois do cadastro
Com o cadastro feito, basta voltar ao site Emprega Brasil e procurar por vagas. Novamente, no canto superior direito, clique em “Entrar”. Depois disso:
- a conta.gov criada, selecione a opção “Já tenho Cadastro”. Informe o CPF e a senha cadastrada para fazer o login na página de serviços disponíveis;
- clique na “Área do Trabalhador”. Ali, será possível criar um perfil profissional, com informações de currículo (formação, experiência etc.);
- selecione a opção “Vagas de Emprego”. O próprio site indicará vagas abertas de acordo com dados do perfil criado.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!