O Fica Vivo!, programa social criado em Minas Gerais para combater criminalidade entre jovens, vem oferecendo cursos de capacitação. Dessa vez, a oportunidade de frequentar cursos profissionalizantes teórico-práticos de Processos Administrativos vem sendo feito com várias parcerias. Uma delas é o o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A iniciativa faz parte de um Termo de Cooperação Técnica do programa. Ele foi assinado em novembro do ano passado. Participam dele a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
A expectativa é a de que 160 jovens se capacitem no curso de Processos Administrativos. A capacitação vem sendo realizada no Senai Cedetem (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário). Essa unidade fica em Contagem, município da Grande BH. O programa tem duração de dois anos, com 80 jovens inscritos a cada ano.
A iniciativa visa a inclusão profissional de adolescentes e jovens que vivem em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. O Fica Vivo! atua justamente essas comunidades, também afetadas com altos índices de criminalidade.
Veja o vídeo sobre Programa Jovem Aprendiz no Canal Programas Sociais BR:
Para frequentar o curso, pessoas inscritas recebem meio salário-mínimo, vale transporte e vale-alimentação. Além disso, recebem contrato assinado com a Copasa, em condição de Jovem Aprendiz. A empresa também é responsável por oferecer o curso em parceria com o Senai Cedetem.
Como participar?
Podem participar das capacitações em parceria com a Copasa quaisquer participantes do Fica Vivo!. Há várias unidades do programa distribuídas em todo o estado de Minas Gerais. É possível consultar a lista completa delas aqui.
Porém, com relação a essa capacitação, é preciso estar atendido em alguma unidade do Fica Vivo! da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A primeira turma começou ano passado, em novembro. Em abril de 2022, teve início a segunda turma. Há outra que será aberta no final de 2022, com início em 2023.
Importância da iniciativa
À Agência Minas Gerais, a gerente do Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!, Ana Carolina Gonçalves Ferreira, falou sobre a iniciativa. Para ela, a situação de vulnerabilidade de jovens em periferias mineiras se agravou durante a pandemia.
“Para nós, do Fica Vivo!, essa parceria é muito especial, por que é a única formalizada para encaminhamento dos jovens para cursos profissionalizantes de continuidade e sustentabilidade, com a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho. Além de oferecer a eles uma ajuda financeira, é uma oportunidade de prevenir a criminalidade”, disse.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!