Entre os dias 14 e 18 de março, o Tribunal Superior Eleitoral –TSE promove Campanha para Jovem Tirar o Título de Eleitor. O objetivo da iniciativa foi o de incentivar que jovens entre 16 e 18 anos tirem seu título de eleitor. Mais que isso, tirarem o documento em prazo hábil para votarem nas próximas eleições.
De acordo com a Constituição de 1988, qualquer pessoa com mais de 16 anos pode votar. Contudo, o voto passa a ser obrigatório somente a partir dos 18 anos.
Uma das razões para essa campanha é o baixo engajamento eleitoral dos jovens aptos, porém não obrigados a votar, esse ano. A participação dessa faixa, aparentemente, será a menor da história.
Segundo o TSE, a procura desses jovens pela retirada do primeiro título e participação nas eleições é a menor da história. Isso em relação desde que essa participação passou a ser medida, a 30 anos. Atualmente, apenas 10% dos menores de idade aptos a votar tem sua situação regular.
Isso é muito pouco ante um número de pouco menos de 1/4 do total que foi às urnas três décadas atrás. Muitas razões são apontadas para a baixa adesão desses jovens ao processo eleitoral.
De todo modo, a campanha do TSE visa ao menos atenuar esse quadro até o dia 04 de maio. Esse é prazo final para regularização do Título de Eleitor para votar nas eleições desse ano. Cabe ressaltar que pessoas que vão completar 16 anos até a data do primeiro turno podem votar. Isso desde que tirem seu Título de Eleitor. Veja como, na seção abaixo.
O que fazer para tirar o título?
O TSE disponibiliza um passo-a-passo para que essas pessoas possam regularizar sua situação eleitoral. Primeiramente, é preciso acessar a página Titulonet, cujo endereço é o cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento.
Nessa página, é solicitado que a pessoa informe a sua Unidade Federativa (UF).
Depois de informa-la, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação (como a Carteira de Identidade, por exemplo). Além disso, devem ser enviados:
- foto do comprovante de residência atualizado;
- certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos.
Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Depois de feito o requerimento, é possível acompanhá-lo aqui: www.cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento.
Cabe, por fim, relembrar que é necessário regularizar sua situação até o próximo dia 04 de maio para votar em 2022.
Outras informações
O TSE, na seção “Sobre o Título”, há uma série de perguntas e respostas gerais sobre o Título de Eleitor. O endereço para obter essas informações é o www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral/.
Nesse caso, além das questões referentes ao primeiro título (importante para os jovens alvo da campanha) há vários outros temas. É possível checar informações sobre a segunda via ou regularização de sua situação eleitoral, por exemplo.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!