loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Novo RG 2024 Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Governo Lança Novo RG Nova Carteira De Identidade

Nova Carteira de Identidade 2022O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (23), um novo modelo de Carteira de Identidade 2022 (RG). A partir de 2023, ele será válido para o todo o Brasil. O objetivo da mudança no documento é unificar o número do documento de todas unidades da federação. Para tanto, será usado o Cadastro de Pessoas Física (CPF).

O decreto nº 10.997, que regulamenta a lei, foi publicado no Diário Oficial da União, durante a tarde do mesmo dia 23/02. Diante disso, as pessoas devem estar se perguntando sobre o que vai mudar no novo documento. Além disso, outra questão que vem sendo bastante comum é sobre o que fazer com o antigos documento.

Primeiramente, vale ressaltar que a nova Carteira de Identidade/RG começa a valer a partir de 1º de março de 2022. O documento trará uma identificação única por meio do CPF válida para todo o Brasil. Além disso, ela poderá ser consultada via internet, pelo site ou aplicativo Gov.br.

Veja o vídeo sobre este assunto abaixo e outros assuntos importantes no Canal Programas Sociais BR:

A ideia, com a identificação única, é começar um processo de digitalização que extinguirá o documento físico nos próximos dez anos. Com efeito, a medida visa gerar maior segurança, evitando-se, por exemplo, que a mesma pessoa receba o mesmo benefício do governo duas vezes.

A medida prevê ainda que a nova carteira de identidade poderá valer como documento de viagem, já que vai entrar no padrão internacional. Ela terá código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes. Porém, para viagens internacionais fora do Mercosul, o passaporte continua sendo necessário.

Anúncio

O CPF vai mudar? E o RG anterior?

A medida em nada altera o CPF que já temos. Assim, o número não será modificado. Quem não tem inscrição no CPF, pode solicita-lo ao órgão de identificação local ou pelos Correios, seguindo as regras determinadas pela Receita Federal.

Quanto ao antigo documento, ele permanecerá válido pelos próximos dez anos, contados a partir de 01/03/2022, para todas as pessoas com até 60 anos. Quem tiver mais de 60 anos poderá manter o documento antigo por tempo indeterminado.

Como emitir o novo RG?

Veja o artigo sobre o RG Digital aqui.

A emissão do novo RG ficará sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada Estado. Ao receber o pedido, cada órgão validará a identificação pela plataforma Gov.br. As secretarias estaduais irão publicar as normas e procedimentos para a emissão do novo documento.

Cabe ressaltar que, ao contrário do documento atual, a emissão do novo RG será gratuita. Além disso, ela será obrigatória para todas as pessoas com até 60 anos. Por fim, cada Estado terá até 06/03/2023 para se adequar ao novo modelo de RG.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *