O Governo de Minas lançou o Programa TECPOP Minas. Ele foi criado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Sede. Assim, o governo estadual amplia suas políticas de inclusão digital e capacitação profissional. A ideia é que o estado disponibilize os recursos para que cada município desenvolva ações no programa.
O programa publicou um edital de chamamento para que prefeituras interessadas possam se inscrever. Ele pode ser lido aqui. Cada cidade mineira terá até o dia 9 de dezembro para aderir ao programa TECPOP Minas. No âmbito do programa, serão disponibilizados dois mil notebooks.
Esses equipamentos serão distribuídos para 100 prefeituras municipais do estado de Minas Gerais.
O programa TecPop Minas (vai ficar no lugar do Uaitec) foi instituído pelo Decreto Estadual n° 48.305, de 23 de novembro de 2021. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o programa irá democratizar a tecnologia, o empreendedorismo e o conhecimento para a população mineira.
“Em um mundo cada vez mais conectado em contraponto com a realidade brasileira de acesso restrito à internet e a equipamentos tecnológicos, o Governo de Minas avança para viabilizar o TecPop Minas, projeto que democratiza o uso da tecnologia, propondo não somente a interação entre os cidadãos, mas principalmente servindo como ferramenta para qualificação profissional e, consequentemente, para a inserção no mercado de trabalho”, disse.
Veja o vídeo do Canal Programas Sociais BR sobre este assunto:
Quem poderá participar dos Cursos Técnicos?
A participação da prefeitura municipal no edital está vinculada a um cadastro que deverá fazer antes de solicitar inclusão no programa de Inclusão Digital e Capacitação Profissional . Ele deve ser feito como cadastro usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações do Governo de Minas Gerais . As instruções constam no link www.tecpop.mg.gov.br/.
Um total de 100 prefeituras municipais que preencherem a ficha de inscrição do edital e obtiverem maior pontuação terão acesso aos 2 mil notebooks. Serão 20 computadores a serem distribuídos para cada cidade.
Poderão participar do edital municípios mineiros que tenham até 110 mil habitantes. O estado conta com cerca de 800 municípios. Além do limite populacional, há exigência de se ter uma estrutura física mínima e adequada do imóvel disponível para a execução do programa. Veja a notícia do Governo: www.desenvolvimento.mg.gov.br/noticia/1792/governo-de-minas-lanca-tecpop-e-implementa-inclusao-digital-no-estado
Público alvo e ações a serem desenvolvidas
Cada município que for participar deverá promover ações e ofertas de Cursos Técnicos e inclusão digital nas suas respectivas prefeituras. Elas serão avaliadas na inscrição de cada cidade no edital. Serão avaliados, por exemplo, as ações para colocarem os equipamentos disponíveis para o número mais abrangente possível de pessoas.
O resultado da seleção de municípios será publicado no site da Sede MG e no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!