loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Auxílio Brasil Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

URGENTE: Consignado Do Auxílio Brasil É Suspenso. Entenda

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou o congelamento temporário do consignado do Auxílio Brasil. Inicialmente, ele deve seguir por 24 horas. A decisão acontece depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão do processo.

Nessas 24 horas, a CEF terá de enviar uma série de documentos ao TCU. O banco público terá de explicar, por exemplo, o que motivou o oferecimento do consignado no banco às vésperas das eleições.

A justificativa de se aprovar o consignado com o Auxílio Brasil e outros benefícios federais deverá ser feita por meio de estudos. Há diversos questionamentos da liberação dessa modalidade de consignado. Um deles é de que foi criado para ajudar Jair Bolsonaro (PL) na reeleição.

Desde que foi aprovada a decisão de se ter crédito consignado com o Auxílio Brasil e outros benefícios federais, muitas críticas são feitas. Uma delas é que tal modalidade pode levar as famílias a um superendividamento. Isso porque as taxas de juros nessa modalidade podem ser de mais de 3x a praticada no mercado.

O congelamento deve durar menos até que os ministros consigam julgar o mérito. Terão de decidir se oferecimento do crédito não apresenta nenhum risco de prejuízo ao erário público nacional.

“Nos contratos que foram celebrados na data de hoje (segunda, 24), a Caixa informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada”, diz um trecho da nota divulgada ainda no final da noite da última segunda-feira (24).

Anúncio

Resumo da decisão

O ministro do TCU Aroldo Cedraz, do TCU exigiu que a CEF enviasse alguns documentos. Eles deverão ter os estudos que justificassem a liberação do consignado com benefícios federais. Contudo, não atendeu a pedido do Ministério Público (MP-TCU) que pedia a suspensão imediata do consignado.

O recomendou apenas uma suspensão até que o Tribunal consiga julgar o caso. A CEF já atendeu a recomendação.

“Como medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na representação”, disse o Ministro.

Pane

No dia 24/10, a CEF informou que passou por uma pane que impediu o processamento de novos pedidos de consignado. De acordo com o banco, mais de 200 mil usuários(as) do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão que refazer o processo.

Por conta da suspensão, essas pessoas terão de esperar, no mínimo, mais alguns dias.

Leia aqui, na íntegra, a decisão do TCU sobre a suspensão do Consignado com Auxílio Brasil e outros benefícios federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *