URGENTE: Consignado Do Auxílio Brasil É Suspenso. Entenda

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou o congelamento temporário do consignado do Auxílio Brasil. Inicialmente, ele deve seguir por 24 horas. A decisão acontece depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão do processo.

Nessas 24 horas, a CEF terá de enviar uma série de documentos ao TCU. O banco público terá de explicar, por exemplo, o que motivou o oferecimento do consignado no banco às vésperas das eleições.

A justificativa de se aprovar o consignado com o Auxílio Brasil e outros benefícios federais deverá ser feita por meio de estudos. Há diversos questionamentos da liberação dessa modalidade de consignado. Um deles é de que foi criado para ajudar Jair Bolsonaro (PL) na reeleição.

Desde que foi aprovada a decisão de se ter crédito consignado com o Auxílio Brasil e outros benefícios federais, muitas críticas são feitas. Uma delas é que tal modalidade pode levar as famílias a um superendividamento. Isso porque as taxas de juros nessa modalidade podem ser de mais de 3x a praticada no mercado.

O congelamento deve durar menos até que os ministros consigam julgar o mérito. Terão de decidir se oferecimento do crédito não apresenta nenhum risco de prejuízo ao erário público nacional.

“Nos contratos que foram celebrados na data de hoje (segunda, 24), a Caixa informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada”, diz um trecho da nota divulgada ainda no final da noite da última segunda-feira (24).

Resumo da decisão

O ministro do TCU Aroldo Cedraz, do TCU exigiu que a CEF enviasse alguns documentos. Eles deverão ter os estudos que justificassem a liberação do consignado com benefícios federais. Contudo, não atendeu a pedido do Ministério Público (MP-TCU) que pedia a suspensão imediata do consignado.

O recomendou apenas uma suspensão até que o Tribunal consiga julgar o caso. A CEF já atendeu a recomendação.

“Como medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na representação”, disse o Ministro.

Pane

No dia 24/10, a CEF informou que passou por uma pane que impediu o processamento de novos pedidos de consignado. De acordo com o banco, mais de 200 mil usuários(as) do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão que refazer o processo.

Por conta da suspensão, essas pessoas terão de esperar, no mínimo, mais alguns dias.

Leia aqui, na íntegra, a decisão do TCU sobre a suspensão do Consignado com Auxílio Brasil e outros benefícios federais.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Acompanhe Vagas De Emprego e Jovem Aprendiz Mineradora Morro Do Ipê MG

As oportunidades de emprego e Jovem Aprendiz estão surgindo com mais opções na região das …

Programa Mães De Pernambuco Libera Calendário

O programa Mães de Pernambuco foi criado visando auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade financeira …

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *