Bolsas de Estudos Para Brasileiros na Universidade de Strathclyde/Créditos: Reprodução
Bolsas de Estudos Para Brasileiros na Universidade de Strathclyde/Créditos: Reprodução

Universidade Escocesa Tem Bolsas De Estudos Para Brasileiros

A Universidade de Strathclyde, localizada em Glasgow, na Escócia, tem inscrições para bolsas de estudo abertas. Elas se referem a seu auxílio financeiro voltado para alunos e alunas internacionais. Ou seja, elas podem ser concorridas por pessoas interessadas de todo o Brasil.

As bolsas de estudos são oferecidas por meio de dois fundos:

Advertisements
  • O Lady Eileen McDonald, para alunos e alunas de países da União Europeia
  • O fundo geral para alunos internacionais. Este, no caso, é o acessível a alunos e alunas do Brasil.

O auxílio estudantil é na modalidade full-ride. Isso quer dizer que ele vai fornecer ajuda financeira para os custos de vida, de viagens e dos estudos. Além disso, contempla o apoio para todos os materiais acadêmicos necessários.

University of Strathclyde
Créditos: Reprodução

O valor da bolsa varia entre £ 300 e £ 500 mensais (equivalente a cerca de R$ 1.928 a R$ 3.214, na cotação atual). Ela irá variar dependendo da necessidade socioeconômica de cada estudante. A instituição afirma que o número de bolsas também não é pré-determinado. Assim, o número de bolsas vai ser definido de acordo com a demanda de cada processo seletivo.

Advertisements

Quem pode ser um bolsista? Requisitos e público alvo

As bolsas de estudos da Universidade de Strathclyde são destinadas especialmente aos alunos e alunas de fora do Reino Unido. Também são levadas em conta questões socioeconômicas. Cabe reforçar que esse programa é voltado a quem já tem matrícula na instituição.

Os requisitos para obtê-las são:

Advertisements
  • Comprovar necessidade financeira;
  • Demonstrar que a bolsa de estudos fará uma contribuição significativa para a continuidade dos estudos;
  • Ser aluno ou aluna internacional ou pertencentes à União Europeia com matrícula na graduação ou pós-graduação da universidade.

De acordo com a instituição, a bolsa será oferecida apenas por um período pré determinado.

Como se inscrever?

De forma geral, estudantes do Brasil precisam do visto de estudante e de comprovantes de proficiência em língua inglesa. Além disso, é exigido comprovante escolaridade, como diploma e histórico acadêmico. Os níveis mínimos exigidos são:

  • Graduação: ensino médio completo, com a média de, pelo menos, 8,0 no total no último ano. Dessa forma, o ou a estudante será considerado(a) para o foundation year (uma espécie de “ano de preparação” para a graduação no Reino Unido);
  • Pós-graduação: normalmente, os diplomas brasileiros de bacharelado ou licenciatura já são considerados equivalentes ao diploma de bacharel do Reino Unido. Assim, além do diploma, pede-se uma pontuação geral de 7,5 em ou 75 em 100 no histórico acadêmico como diferencial.

Quanto ao domínio do idioma, será necessário a nota mínima de 6,0 no IELTS. Contudo, a exigência pode variar de conforme o curso de interesse.

Quem não for estudante da Universidade de Strathclyde ainda pode fazer sua inscrição para a graduação. O processo seletivo voltado para alunos estrangeiros que perderam o prazo do UCAS está aberto, para preencher vagas remanescentes. O processo é feito pela internet, no site https://www.strath.ac.uk/studywithus/clearing/international/.

Já para a pós-graduação, a inscrição é feita diretamente com a universidade, no endereço https://www.strath.ac.uk/studywithus/postgraduatetaught/januaryintake/.

Uma vez ingressando na universidade, ou ou a estudante tem até o dia 1º de janeiro de 2023 para fazer a aplicação para o auxílio financeiro.

 

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Cursos Disponíveis Senai

Senai-PB Abre Inscrições Para 10 Cursos 100% Gratuitos

O Senai da Paraíba (Senai-PB) está com inscrições abertas para cursos gratuitos. Serão capacitações nas …

AEPW/ Créditos: reprodução

AEPW vai criar 60 centros de reciclagem no Brasil

A Alliance To End Plastic Waste (AEPW) acaba de anunciar o seu primeiro projeto no …

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *