Tocantins Dará Continuidade a Seu Programa Vale Gás

O Governo do Tocantins anunciou a continuidade do Programa Vale-Gás do estado. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) 01/07/2022. Trata-se da Medida Provisória (MP) nº 14. A ação pretende continuar o atendimento a 28.379 mil famílias tocantinenses em situação de vulnerabilidade social. Na primeira etapa foram atendidas mais de 4 mil famílias em 52 municípios.

Inicialmente, o programa iria durar enquanto permanecesse o estado de calamidade pública em virtude da pandemia de Covid-19. Mas o estado de calamidade foi revogado por meio do Decreto nº 6.456, de 31 de maio de 2022. Com isso, a MP publicada nesta sexta-feira desvinculou o Programa do decreto federal.

Dessa forma, o Vale-Gás tocantinense poderá continuar mesmo sem estado de calamidade sanitária nacional. A justificativa é a de que os reflexos da crise sanitária continuam atingindo a sobrevivência das famílias. Além disso, o preço elevado de combustíveis contribuiu para novos recordes de inflação.

O Gás Liquefeito de Petróleo subiu muito devido à política de Preços de Paridade Internacional. Essa política, implementada no governo Temer e continuada no governo Bolsonaro, atrela o preço dos combustíveis no Brasil a variações internacionais. Isso contribui para o Brasil chegar em níveis de inflação anteriores ao Plano Real.

Importância do programa para a população tocantinense

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, reforçou a justificativa. “No âmbito do Estado, 52 municípios foram atendidos pelo Programa Vale-Gás, o que representa 37% dos municípios. O que significa que as outras 87 cidades do Estado ainda não foram beneficiadas. Neste sentido, constitui compromisso do Governo do Tocantins promover a proteção social dessas pessoas, articulando o referido benefício com outras ações da política de assistência social e trabalho, que promovam a autonomia e a inclusão social”.

A secretária executiva da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Simone Brito, reforçou. Disse que a manutenção do Vale-Gás é necessária para promover condições mínimas a pessoas em situação de fragilidade social. “O Programa possibilitará o acesso a um benefício que ajuda a promover a segurança alimentar das famílias e a sua continuidade assegura que mais tocantinenses tenham acesso a esse benefício”, completou.

Informações e inscrições

Quem quiser se informar sobre o programa, além de saber se tem direito a ele, deve entrar no site do Vale-Gás. O endereço é o www.valegas.to.gov.br/. Basta fornecer o Número de Identificação Social (NIS) para saber se tem o direito ao benefício.

Quem não tiver acesso à internet, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.

O Programa Vale-Gás é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Setas. Visa conceder acesso à recarga de gás de cozinha de 13 Kg para 28.379 famílias tocantinenses.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Gratuitos Da Nestlé Gastronomia

Nestlé Oferece Curso Gratuito De Gastronomia

A Nestlé está com inscrições abertas para Curso Gratuito De Gastronomia. Trata-se de uma formação …

Encceja/ reprodução

Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário Para 2024

Inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – …

Concurso Federal Para Os Correios

Acompanhe Concurso Dos Correios 2024 Para Médio e Superior

Os Correios estão se preparando para a realização de um Concurso 2024 para preencher 5 mil …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *