A TIM Brasil, uma das mais importantes empresas de telecomunicação do mercado, reformulou seu programa de coleta de lixo eletrônico. Assim, reafirma um compromisso assumido pela empresa, qual seja, de melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).
Para tanto, a TIM reformulou o seu programa de coleta de resíduos eletrônicos. Com a mudança, em apenas dois meses, a empresa já conseguiu recolher mais de 2 toneladas de materiais.
Para isso se tornar possível, foram instaladas urnas de recolhimento em mais de 150 pontos de todo o Brasil. Elas são distribuídas nas lojas próprias da TIM Brasil, facilmente acessíveis para qualquer pessoa. Mas também nos seus prédios administrativos. Nesses casos, a ação de coleta de lixo eletrônico tem foco em colaboradores e prestadores de serviço da companhia.
Nestes locais, podem ser descartados diversos tipos de lixo eletrônico. Assim, é possível descartar smartphones, baterias, fones de ouvido, carregadores, cabos, chips, embalagens de telefones, entre outros. Os produtos são recolhidos periodicamente por uma empresa parceira. Essa empresa transporta e faz a destinação final para cada item. Todo o processo ocorre seguindo as premissas ambientais, dependendo da classificação dos resíduos.
Vale ressaltar que gestão eficiente e responsável de resíduos sólidos está prevista nos objetivos assumidos pela TIM. Estão prescritos no Plano ESG 2021-23. A meta da operadora é reciclar mais de 95% dos resíduos decorrentes de suas operações até 2025.
Mais de 150 lojas com coleta de lixo pelo Brasil
A TIM Brasil disponibilizou as urnas de recolhimento em 152 lojas espalhadas pelo país. A maior parte das unidades estão disponíveis no estado de São Paulo. Contudo, há pontos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Pará, Sergipe e outros.
O site Tecno Blog disponibilizou uma lista completa das lojas em vários estados brasileiros que fazem a recolha de lixo eletrônico. Ela pode ser lida aqui: tim.com.br/sobre-a-tim/sustentabilidade/ambiental.
Sobre a ESG
A sigla ESG vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance. Essa política refere-se ao eixo Ambiental, Social e de Governança para guiar as políticas da empresa. O investimento ESG é uma abordagem utilizada por empresas diversas ao redor do mundo.
Assim, as empresas visam trabalhar em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar lucros. Assim, a companhia incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critério na análise. Trata-se, assim, de um eixo de atuação das empresas tendo em vista sua importância social.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!