Tarifa Social Deso Saneamento Beneficia Famílias Em Sergipe

O Programa Tarifa Social é uma iniciativa da Companhia de Saneamento de Sergipe, a Deso, cumprindo lei federal. A ação está impactando positivamente a vida de cerca de dez mil famílias no estado. O programa, destinado a pessoas de baixa renda. Ele oferece descontos nas contas de água e esgoto, conforme consumo e faixa de renda das famílias.

Atua, dessa maneira, aliviando o orçamento familiar e contribuindo para o bem-estar da população em situação de vulnerabilidade social. Aqui, explicaremos algumas vantagens da tarifa social da Deso, além de explicar como solicitá-la. Ainda hoje, muitas famílias possuem direito a ela, mas ainda não a pediram à companhia.

A coordenadora de Atendimento Social da Deso, Aline Lima, explicou como os descontos são escalonados. Isso é feito com base no consumo médio. Dessa forma, quem consome até dez metros cúbicos (10m³) de água por mês, o desconto chega a 50% do valor da fatura mensal.

Requisitos para pedir a tarifa social da Deso

Para ter direito ao desconto da Tarifa Social, é preciso cumprir alguns requisitos. O primeiro deles é que é necessário ter inscrição ativa CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Além disso, é preciso ter uma renda familiar que não ultrapasse um quarto do salário mínimo. Nos valores atuais, isso equivalente a R$ 330,00 por pessoa residente no imóvel.

Além disso, a tarifa social tem validade de 24 meses. Ao final desse prazo, ela deve ser renovada. Isso deverá ser feito mediante comprovação documental e cumprimento dos critérios estabelecidos. Muitas pessoas perdem direito ao benefício por perderem o prazo da renovação.

Como Solicitar o Desconto?

Uma vez atendidos os requisitos, já é possível fazer a solicitação. Para tanto, as consumidoras ou consumidores com interesse na tarifa social da Deso devem dirigir-se a uma das sua lojas de atendimento. É necessário levar documentação. Ela é a seguinte:

  • documento de identidade e CPF do titular da fatura
  • uma cópia do comprovante de energia atual
  • demonstrativo de renda da família (como contracheque, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC – ou carteira de trabalho)

Além da documentação, será preciso preencher o Questionário Socioeconômico para Cadastramento de Tarifa Social. Ele fica disponível no site da Deso – deso-se.com.br/menu/tarifa-social.

Qual é o desconto para tarifa de água?

As faixas de desconto são as seguintes, conforme consumo:

  • Até 10m3, o desconto é de 50% (cinquenta por cento);
  • De 11m³ a 15m³, o desconto é de 30% (trinta por cento);
  • De 16 a 20m³, o desconto é de 20% (vinte por cento).

Consumos superiores a 20m³ não tem desconto, sendo tarifado de acordo com a Tarifa Residencial.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Encceja/ reprodução

Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário Para 2024

Inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – …

Concurso Federal Para Os Correios

Acompanhe Concurso Dos Correios 2024 Para Médio e Superior

Os Correios estão se preparando para a realização de um Concurso 2024 para preencher 5 mil …

Programa Acredita crédito para melhorar a vida das pessoas

Programa Acredita é Lançado Pelo Governo Federal

O Governo Federal lançou em 22/04 o Programa Acredita, com o objetivo de gerar emprego …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *