loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

STF Pode Corrigir FGTS De Milhões De Pessoas Entenda

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar no mês de abril uma ação que pode impactar a vida de muitos trabalhadores e trabalhadoras. Trata-se de ação que solicita que o dinheiro guardado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja corrigido. E essa correção deverá ser feita a partir de um índice que mede a inflação.

Isso muda bastante coisa no cálculo dos valores do fundo. A mudança, no caso, se daria porque a ação pede para que a correção do Fundo de Garantia não seja mais feita pela Taxa Referencial (TR). Mais à frente explicamos quais implicações práticas isso trará, caso o STF decida a favor da mudança.

Para o Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT), há grandes chances de que o STF vote favoravelmente à mudança. A ação está parada há anos deve ser julgada no dia 20 de abril.

Caso haja a mudança, cabe sublinhar que apenas trabalhadores e trabalhadoras que já estavam com o processo aberto antes da data do julgamento terão direito a correção.

O julgamento da ação já foi colocado em pauta algumas vezes. No entanto, acabou não acontecendo. “Toda vez que a ADI entra em pauta, existem essas colocações de que só os trabalhadores que entrarem com a ação teriam direito à revisão. Caberá ao Supremo definir essa questão”, explica Frederico Barbosa, professor de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB).

O que acontece se o STF aprovar a mudança?

Cabe então a pergunta sobre o que uma alteração dessa natureza implicaria, na prática, na vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Resumindo bastante, a aprovação significaria um aumento do valor do FGTS porque ele passaria a ser reajustado conforme um índice mais vantajoso.

Anúncio

Hoje, o FGTS é reajustado segundo a Taxa Referencial (TR), e passaria a ser por algum índice que mede inflação. O novo índice ainda não foi decidido. Porém, existe a possibilidade de ser utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Outra possibilidade o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ambos dariam porcentagens superiores à TR.

Retroativo

A ação beneficiaria pessoas que trabalham em CLT de 1999 até os dias atuais. Se o STF votar favorável à ação, quem tiver vínculo com o FGTS desde 1999 receberá o valor retroativo corrigido. Isso deve acontecer já que a partir dessa data.

Cabe, por fim, dizer que o rendimento anual do FGTS no período coberto pela ação permaneceu abaixo da inflação.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *