O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal – Sesi-DF está com inscrições abertas para o programa Vira Vida. O programa oferece cursos gratuitos de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. O prazo para cadastro termina nesta sexta-feira (8/4). A previsão é de que as atividades comecem a partir do mês de maio.
Podem participar do projeto jovens de 15 a 21 anos, com histórico de evasão escolar ou repetência, vítimas de violência sexual ou que estejam em situação de extrema vulnerabilidade para violência sexual ou com vínculos familiares fragilizados e rompidos.
Os jovens que forem selecionados também terão acompanhamento psicossocial. Além disso, terão acesso a promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. A equipe do Vira Vida aplicará uma prova para todas as pessoas que se inscreverem. O objetivo será o de identificar os conhecimentos das pessoas inscritas em língua portuguesa, além do nível de escolaridade de cada um. A última fase do processo de seleção é a entrevista individual, conduzida pela equipe que coordena o programa.
O programa terá a duração de ano e três meses. Quem for contemplado ou contemplada contará com educação básica e cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), que são parceiros do projeto.
Como se inscrever?
Para fazer a inscrição, os interessados em fazer parte devem procurar uma das instituições abaixo e indicar o desejo em participar:
– Conselhos tutelares
– Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas)
– Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
– Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav)
– Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas aqui: www.sistemafibra.org.br/sesi/component/content/article?id=189:viravida-programa-do-sesi-muda-realidade-de-50-jovens-do-df.
Sobre o Vida Virada
O Programa Vira Vida, já implementado em quatro cidades brasileiras – Recife, Natal, Belém e Fortaleza. Como dito acima, ele foi criado para atender jovens que já foram ou são vítimas de exploração sexual, violência e/ou situação de vulnerabilidade social provocada por essa situação.
Desde que foi criado o Vira Vida vem promovendo a defesa dos direitos humanos, com um processo socioeducativo, desde acompanhamento psicológico até a formação profissional. Agora, o programa chega ao Distrito Federal e deve continuar se expandindo pelo país.
O programa atua junto aos conselhos tutelares das cidades onde vem sendo implementado. O Vira Vida conta com diversos parceiros para seu funcionamento, entre empresas, associações e órgãos públicos.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos