Sesi DF Cursos e Oportunidades

SESI DF Oferece Programa Social Cursos Gratuitos Vira Vida

Sesi DF Cursos e OportunidadesO Serviço Social da Indústria do Distrito Federal – Sesi-DF está com inscrições abertas para o programa Vira Vida. O programa oferece cursos gratuitos de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. O prazo para cadastro termina nesta sexta-feira (8/4). A previsão é de que as atividades comecem a partir do mês de maio.

Podem participar do projeto jovens de 15 a 21 anos, com histórico de evasão escolar ou repetência, vítimas de violência sexual ou que estejam em situação de extrema vulnerabilidade para violência sexual ou com vínculos familiares fragilizados e rompidos.

Advertisements

Os jovens que forem selecionados também terão acompanhamento psicossocial. Além disso, terão acesso a promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. A equipe do Vira Vida aplicará uma prova para todas as pessoas que se inscreverem. O objetivo será o de identificar os conhecimentos das pessoas inscritas em língua portuguesa,  além do nível de escolaridade de cada um. A última fase do processo de seleção é a entrevista individual, conduzida pela equipe que coordena o programa.

O programa terá a duração de ano e três meses. Quem for contemplado ou contemplada contará com educação básica e cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), que são parceiros do projeto.

Advertisements

Como se inscrever?

Para fazer a inscrição, os interessados em fazer parte devem procurar uma das instituições abaixo e indicar o desejo em participar:

– Conselhos tutelares
– Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas)
– Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
– Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav)
– Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

Advertisements

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas aqui: www.sistemafibra.org.br/sesi/component/content/article?id=189:viravida-programa-do-sesi-muda-realidade-de-50-jovens-do-df.

Sobre o Vida Virada

O Programa Vira Vida, já implementado em quatro cidades brasileiras – Recife, Natal, Belém e Fortaleza. Como dito acima, ele foi criado para atender jovens que já foram ou são vítimas de exploração sexual, violência e/ou situação de vulnerabilidade social provocada por essa situação.

Desde que foi criado o Vira Vida vem promovendo a defesa dos direitos humanos, com um processo socioeducativo, desde acompanhamento psicológico até a formação profissional. Agora, o programa chega ao Distrito Federal e deve continuar se expandindo pelo país.

O programa atua junto aos conselhos tutelares das cidades onde vem sendo implementado. O Vira Vida conta com diversos parceiros para seu funcionamento, entre empresas, associações e órgãos públicos.

 

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Instituto Grupo BIG Em Recife Oportunidades

Instituto Grupo BIG Em Recife Oportunidades Na Escola Social No Varejo

As inscrições para as turmas do primeiro ou segundo semestre da Escola Social do Varejo …

Ceará App Diversos Serviços Digitais Do Governo CE

Ceará App Oferece Mais De 100 Serviços Gratuitos Do Governo

Com o objetivo de facilitar o acesso de cidadãs e cidadãos aos serviços do Governo …

Programas Governo Distrito Federal

Criança Feliz DF Programa Facilita Acesso De Mães a Vários Serviços

No Distrito Federal (DF), o Criança Feliz Brasiliense busca proporcionar às mães com filhos na …