Santander Facilita Abre Seleção Para Bolsas De Estudo

O Santander Universidades é um importante braço educacional do banco Santander, que gerencia programas sociais de impacto educacional. Um dos programas é o Santander Facilita. Trata-se de um programa que dará bolsas de estudo de R$ 5 mil para mil. Elas serão distribuídas para alunas e alunos de graduação e pós-graduação de universidades particulares conveniadas.

Bolsas válidas para 2024

As bolsas pagas pelo Santander Facilita serão pagas no ano de 2024. Ou seja, estudantes que forem selecionados(as) já contarão com os valores para estudar no próximo ano letivo. O valor vai ser pago diretamente à instituição de ensino do universitário em março de 2024. Assim, ele deverá ser direcionado para realizar o abatimento das mensalidades, rematrícula no curso vigente ou pagamento de débitos em atraso.

Dessa forma, o Santander Facilita é uma iniciativa de grande sucesso a respeito de financiamento estudantil na rede particular. Atualmente, as dívidas estudantis em instituições privadas configuram um sério problema social. Tanto que vem sendo instituídas novas regras para renegociação de dívidas, por exemplo, com o FIES.

Como se inscrever no programa Santander Facilita?

Quem tiver interesse em se inscrever no programa de bolsas de estudo Santander Facilita terá de se inscrever via internet, aquiNo endereço, também constam quais instituições são contempladas pelo programa. Basta conferir se a que estuda está na lista e, caso afirmativo, fazer sua inscrição.

As inscrições já estão abertas e vão seguir até o dia 22 de janeiro de 2024. A escolha de bolsistas será feita por meio de edital, a ser publicado pelas próprias universidades conveniadas. A seleção levará em conta excelência acadêmica, dentre outros critérios. Estudantes em situação de vulnerabilidade social terão preferência no processo de seleção.

A questão econômica é um dos principais motivos da evasão de universitários de seus cursos. Por isso, desenvolvemos o Santander Facilita, que vai proporcionar aos alunos um fôlego financeiro, seja para fazer sua rematrícula, pagar mensalidades ou quitar uma eventual dívida com sua instituição de ensino”, explica Marcio Giannico, sênior head do Santander Universidades no Brasil.

Problema do abandono dos estudos no Brasil

A Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp, mostra um quadro preocupante do ensino superior particular no Brasil. Sobretudo no que toca taxas baixas de conclusão dos cursos. Isso ocorre diante de vários fatores socioeconômicos.

Assim, de acordo com o Mapa, 55,5% dos alunos que entraram na universidade em 2017 não haviam concluído o curso em 2021. No mesmo período, apenas 26,3% haviam se formado e outros 18,1% ainda assistiam às aulas. O mesmo relatório mostra que a questão econômica é determinante na maioria dos casos de desistência. Assim, 90% dos e das jovens que ingressam na faculdade têm renda de até 3 salários-mínimos. 45% de até 1,5 salário-mínimo.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cisco Oferece Bolsas De Estudo Para Capacitação Profissional

Em comemoração de 30 anos no Brasil, a Cisco está com inscrições abertas para seu …

IFood Oferece Oferece Bolsas De Estudos Para Entregadores

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, anuncia a 3ª edição do programa Meu Diploma do …

Universidade De Portugal Oferece Bolsas Para Brasileiros

Uma Universidade de Portugal anunciou a abertura do seu processo seletivo para bolsas de estudo. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *