Estão abertas as inscrições para o programa Educa Mais Tocantins. Ele é gerido pela FAPT (Fundação de Amparo à Pesquisa de Tocantins). A ação oferta cerca de 6 mil bolsas de graduação. Elas são distribuídas para jovens de baixa renda, além de professoras e professores da rede pública.
6 mil Vagas em 3 Instituições, na Capital e Interior
Nessa edição, três Instituições de Ensino Superior (IES) foram selecionadas, por meio de edital. Elas estão com vagas abertas para 42 cursos de graduação nos 139 municípios tocantinenses. Podem se inscrever para concorrer às bolsas estudantes de baixa renda. Além do critério de renda, devem ser egressas ou egressos do Ensino Médio na rede pública. Docentes da educação básica da rede pública estadual e municipal.
Educa Mais Tocantins: Como se Inscrever?
De acordo com o edital, para concorrer, basta procurar uma das instituições selecionadas no edital. No edital e no site da FAPT há uma lista completa de instituições e cursos contemplados. Ele pode ser acessado aqui.
A Fasec (Faculdade Serra do Carmo), em Palmas, vai ofertar 160 bolsas de estudos pelo programa Educa Mais Tocantins. Suas inscrições seguem até este sábado, 16/12. As bolsas integrais são distribuídas em quatro cursos presenciais (ver o edital).
Por sua vez, a UnirG (Universidade de Gurupi) oferta 720 bolsas de estudos pelo programa. Com prazo maior, recebe as inscrições para o processo seletivo até o dia 16 de fevereiro de 2024. As bolsas integrais são distribuídas em seis cursos. Eles serão distribuídos para os campi de Gurupi e Paraíso do Tocantins.
Por sua vez, o Centro Universitário Unitop, em Palmas, oferta, já irá oferecer 5 mil vagas divididas. Essas serão distribuídas em 26 cursos semipresenciais. As inscrições estão abertas e as vagas são direcionadas para 138 municípios tocantinenses.
Para mais informações o contato é pelo número (63) 99921-1111, no Whatsapp, ou através do e-mail educamaisfasec@gmail.com.
Distribuição das vagas
Além da distribuição por instituições, há também outros critérios para distribuição de vagas. As vagas são divididas de acordo com alguns percentuais. São eles:
- 80% das vagas totais são divididas entre os municípios com população menor que 10 mil habitantes
- Outras 20% para as cidades com população maior que 10 mil habitantes
- 30% das vagas são destinadas para os cursos de gestão
- Por seu turno, 70% delas são destinadas para os cursos de licenciatura
- Das vagas de licenciatura, 10% são reservadas para professores e professoras da rede pública de ensino.
Todos os detalhes constam no site da FAPT.
O valor das bolsas na modalidade do benefício total serão pagas pela FAPT diretamente às instituições. Assim, não será passado qualquer valor às pessoas contempladas, de maneira direta.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!