Samsung Programa Solve For Tomorrow

Samsung Abre Inscrições Para o Programa Solve For Tomorrow

Samsung Programa Solve For TomorrowA Samsung anunciou nesta segunda-feira (25/04) a abertura das inscrições para a 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow. Trata-se de um programa que tem coordenação realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Seu foco é no empreendedorismo, visando contemplar alunos(as) e professores(as) da rede pública de ensino.

Nas suas atividades, o Solve for Tomorrow estimula as pessoas a desenvolverem soluções em ciências, tecnologia e engenharia.

Advertisements

O programa atua no Brasil desde 2014. De lá pra cá, o Solve For Tomorrow já beneficiou mais de 165 mil estudantes e mais de 23 mil professores(as). Além disso, já contemplou mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições.

Edição anterior

Trata-se de uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung. Em 2021, mesmo com as políticas de distanciamento social, o programa atraiu 2.130 estudantes, 2.374 professores(as) e 461 escolas públicas de todo o país. Na edição anterior, educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde como temas mais explorados.

Advertisements

Naquela edição, quem venceu foram alunas e alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha. A unidade de ensino fica localizada na cidade de São Carlos, interior paulista. O projeto foi sobre reaproveitar as sobras de comida da escola para produzir biogás.

Para tanto, alunos e alunas da escola usaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor. Esse equipamento que acelera a decomposição de matérias orgânicas é fundamental na produção do biogás. Além disso, a equipe desenvolveu um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos. Assim, foi possível  reduzir o desperdício.

Advertisements

Como se inscrever?

O programa Solve For Tomorrow recebe inscrições de grupos de 3 a 5 estudantes, com um(a) professor(a) orientador (a). O profissional docente envolvido precisa estar lecionando para estudantes da da equipe inscrita. Além disso, deve estar dando aulas em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

As inscrições devem ser realizadas pelo(a) professor(a) orientador através do site www.respostasparaoamanha.com.br/ ou pelo aplicativo Respostas para o Amanhã até o dia 30 de junho.

Cronograma

Segue o cronograma do Solve for Tomorrow 2022:

  • 25 de Abril a 30 de junho: Inscrições, com webinário, tutoria on-line e vídeos para auxiliar as equipes inscritas
  • 1 de julho a 3 de agosto: Avaliação e seleção dos projetos que cumpriram os critérios de participação
  • 4 de agosto: Anúncio dos Semifinalistas
  • 5 a 30 de agosto: Os 20 semifinalistas devem preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto
  • 8 de agosto a 8 de setembro: Mentorias aos semifinalistas
  • 9 de setembro: Anúncio dos finalistas
  • 2 de setembro a 18 de outubro: Mentorias aos finalistas
  • 7 a 19 de outubro: Votação para definir vencedores do Júri Popular
  • 20 de outubro: III Mostra Solve for Tomorrow, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora Cientista para o Amanhã
  • 20 a 26 de outubro: Avaliação da Banca Julgadora para definir vencedores nacionais durante a III Mostra Solve for Tomorrow Brasil
  • 27 de outubro: Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular e Premiação

Mais informações, aqui.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Prefeitura SP Oportunidades

Pela Prefeitura De São Paulo Cadastro Programa Habitacional Cohab e CDHU Gov SP

Acompanhe pelos links da Prefeitura de São Paulo o cadastro e recadastramento dos interessados no programa …

Programa Padrinho Legal Jundiaí SP

Programa ‘Padrinho Legal’ Abre Inscrições Em Jundiaí SP

O programa “Padrinho Legal” está com inscrições abertas, na cidade de Jundiaí (SP). Trata-se de …

Programa CNH Social Prefeitura De Maceió

Maceió Abre Inscrições Para Programa De CNH Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió/AL abriu inscrições para seu programa de …