A prefeitura de Salvador prorrogou o prazo para recadastramento do Auxílio Moradia. As informações sobre a medida foram publicadas no DOM (Diário Oficial do Município) da última sexta-feira (11/08). Agora, o prazo é de 30 dias para todas as pessoas beneficiárias. Com a prorrogação, o prazo de recadastramento vai até 11 de setembro.
Como fazer o recadastramento?
A Sempre (Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer) é a responsável pelo programa. De acordo com ela, as famílias devem comparecer à unidade de origem da concessão do seu benefício para realizar o recadastramento.
Além disso, para quem recebe assistência em situações de vulnerabilidade social, é necessário comparecer ao órgão designado. Assim, pode ser órgãos como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Ou então nos CREAS(Centros de Referência Especializados de Assistência Social).
No caso das pessoas em situação de rua, será necessário dirigir-se ao Centro POP ou ao Núcleo de Ações Articuladas para a População em Situação de Rua (NUAR).
No recadastramento, é exigida a apresentação dos seguintes documentos:
- documento oficial com foto
- CPF
- contrato de aluguel do imóvel
- cópia do RG e CPF do locador.
Em situações de desastre ou calamidade pública, os encaminhamentos são feitos pela Codesal. A secretaria orienta que as pessoas beneficiadas nessa situação solicitem uma nova avaliação. Podem fazer isso ligando para o número 199. Após a extensão desse prazo, quem não realizar o recadastramento terá seu benefício cancelado.
Sobre o programa de Aluguel Social em Salvador
O programa de aluguel social em Salvador é uma iniciativa do governo municipal. Ela visa ajudar famílias de baixa renda a pagar o aluguel de suas casas.
Para se inscrever no programa, as famílias devem atender a certos critérios, incluindo:
- Renda familiar mensal de até R$ 1.200,00;
- Não ter imóvel próprio;
- Estar em situação de vulnerabilidade social.
As famílias inscritas no programa receberão um subsídio mensal para ajudar a pagar o aluguel. O valor do subsídio varia de acordo com a renda familiar e o tamanho da casa.
Importância e mais informações
O programa de Aluguel Social em Salvador é uma iniciativa importante. Ela tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias de baixa renda na capital baiana. Além disso, o programa tem ajudado a reduzir o número de famílias vivendo em condições inadequadas de habitação.
Para mais informações sobre o programa, você pode visitar o site da Prefeitura de Salvador ou entrar em contato com a sua Secretaria de Desenvolvimento Social.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!