O Baobá- Fundo para Equidade Racial e o Mover (Movimento pela Equidade Racial) lançaram um novo edital. Trata-se do Carreiras em Movimento, que quer ampliar o acesso de pessoas negras ao mercado de trabalho. As inscrições são online, gratuitas e vão até o dia 14 de setembro no site no Fundo Baobá.
O “Carreiras em Movimento” faz parte do programa Presente e Futuro em Movimento. As pessoas selecionadas terão entre 4 e 8 meses para finalizarem as atividades propostas. Depois disso, mais 30 dias para apresentar a prestação de contas final.
Como funciona a iniciativa?
O programa visa apoiar até 664 pessoas negras. Poderão participar pessoas negras que estejam cursando ensino superior ou tenham ensino superior completo. O programa auxiliará as pessoas que passarem na seleção com o custeio de despesas com atividades formativas pontuais.
Dessa forma, irá ajudar na participação em cursos, congressos ou outros eventos virtuais ou presenciais, no Brasil ou no exterior. Além disso, atuará no custeio de atividades voltadas para o desenvolvimento ou ampliação de habilidades socioemocionais e comportamentais. Também fará mapeamento e conexões com potenciais instituições empregadoras ou outros atores estratégicos.
Quem pode participar?
Um pré-requisito para participar é ser maior de 18 anos e se autodeclarar uma pessoa negra. Existe uma lista de grupos que terão prioridade na seleção pelo Fundo Baobá. São elas:
- Pessoas com mais de 35 anos
- População LGBTQIAP+
- Populações quilombolas, ribeirinhas e outras comunidades tradicionais
- Cotistas ou ex-cotistas de universidades públicas
- Bolsistas ou ex-bolsistas do PROUNI
- Migrantes e refugiados(as) africanos(as) ou afrodescendentes residentes no Brasil
- Pessoas que nunca tenham sido auxiliadas pelo
Além disso, pessoas negras que já atuam no mercado privado que atuam em algumas áreas terão suas propostas valorizadas. São elas:
- Ciências de Dados
- Comunicação
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão e Administração
- Logística, Marketing
- Tecnologia
- Vendas (online e offline)
Por fim, receberão o mesmo critério de valorização aquelas inscrições vindas de pessoas do Norte e do Nordeste do país.
O que o programa oferece?
Cada pessoa selecionada receberá aporte financeiro entre R$5 mil e R$10 mil. Esse valor será para o desenvolvimento de competências técnicas, habilidades socioemocionais e comportamentais. Esses valores, como dissemos acima, serão usados no custeio de atividades para esse fim.
Além disso, as pessoas selecionadas poderão se cadastrar na plataforma de talentos. Assim, poderão concorrer a vagas das 49 empresas associadas ao Mover.
Inscrições
As inscrições são online, gratuitas e vão até o dia 14 de setembro no site no Fundo Baobá, no endereço baoba.org.br/.
Pelo site, também é possível acessar o edital e conferir todos os detalhes da seleção. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 30 de novembro.
Importância do programa
Programas como esse visam enfrentar o programa da desigualdade racial no mercado de trabalho. De acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação no Brasil é de:
- 11,3% entre os que se autodeclararam pretos
- 10,1% entre os pardos
- 6,8% entre os brancos.
O Mover (Movimento pela equidade Racial) tem o compromisso de fazer uma ação antirracista a partir de três pilares
- Liderança
- Conscientização
- Emprego
- Capacitação
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos