Prouni 2023 Divulga Resultados Da 1ª Chamada

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) divulgou nesta terça-feira (07/03) o resultado da primeira chamada. Agora, as pessoas que fizeram sua inscrição poderão conferir o resultado do processo. Para tanto, o ou a estudante deve acessar a página virtual do ProUni. O link para conferência pode ser acessado aqui.
É preciso, contudo, ter atenção ao fato de que o sistema enfrenta instabilidade, nas primeiras horas após a divulgação, devido ao grande número de acessos. O prazo para comprovar a documentação junto às instituições de ensino selecionadas vai até 16 de março.
PROUNI divulga resultados da 1ª chamada/ Foto: João Bittar/MEC
PROUNI divulga resultados da 1ª chamada/ Foto: João Bittar/MEC
Na primeira seleção de 2023, são ofertadas 288.112 bolsas. Dessas,  209.758 integrais, além de outras 78.354 que são parciais. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ao todo, são 14.346 cursos de graduação contemplados. Eles se distribuem por 995 instituições privadas de ensino superior, espalhadas por todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Inscrições abertas para o Fies

Também neste dia 07/10, conforme já falamos aqui, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abre inscrições.  O Fies  permite que estudantes possam financiar um curso superior na rede privada. As inscrições vão até sexta-feira, dia 10/03.
Desta forma, quem não desejar esperar pelo resultado da segunda chamada do ProUni, já pode se inscrever para no Fies. O mesmo vale para quem não se interessou ou perdeu o prazo de inscrições para o ProUni. Quem tiver interesse em participar, basta entrar na página de seleção do programa. As inscrições podem ser feitas aqui.

Prouni 2023

O primeiro processo seletivo do Prouni neste ano foi encerrado com 574.548 pessoas inscritas. O sistema também registrou 1.104.509 inscrições realizadas,  no total. Essa diferença se explica pelo fato de que cada pessoa teve direito a escolher até dois cursos.

Na edição do primeiro semestre do Prouni 2023, os números foram superiores aos do ano passado no mesmo período. Em 2022, foram registrados 544.755 pessoas inscritas. O número de bolsas ofertadas é recorde desde 2005, quando o Programa foi lançado, superando 290 mil. 

Requisitos para o Prouni

Quem realizou as provas de 2022 e/ou de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode se inscrever no ProUni. Segundo o edital, será considerada a edição do exame em que o/a estudante obteve melhor desempenho. Para participar, a pessoa deve ainda ter atingido média de 450 pontos em cada matéria do Enem. Além disso, não ter zerado na prova de redação.

Quem se inscreveu como treineiro no exame não podem concorrer. Neste post, explicamos todos os critérios para obtenção de bolsas no ProUni.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Mães De Pernambuco Libera Calendário

O programa Mães de Pernambuco foi criado visando auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade financeira …

Programa Pé-de-Meia Ensino Médio

Como Consultar o Pé De Meia, Benefício Do Governo Federal?

O programa Pé-de-Meia do Governo Federal foi criado visando auxiliar estudantes de baixa renda na …

Cursos Gratuitos Da Faculdade FGV

FGV Oferece Cursos Gratuitos Online Em Várias Áreas

A FGV — Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 150 cursos online e gratuitos em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *