PROJOVEM Conheça O Programa e Veja Como Se Inscrever

A baixa empregabilidade de jovens, no contexto atual, levou o Governo Federal a criar o PROJOVEM. Trata-se de um programa com várias modalidades, que visa promover educação profissional. O programa é voltado para pessoas de 15 a 29 anos de idade.

Em Maceió/AL há inscrições abertas, confira por AQUI: ProJovem Urbano Recebe Matrículas Inscrição 2023 Em Maceió

Com efeito, promove educação profissional e qualificação social a partir das demandas de diversas áreas da economia brasileira. Trata-se de um programa federal criado em 2005, sob o 1º governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 2003-2006).

O PROJOVEM é composto por cursos de qualificação profissional de 250h/aula. Além disso, oferece cursos de qualificação social com carga de 350h/aula. As pessoas que participarem, ainda,  recebem uma bolsa auxílio de R$ 100,00. Para tanto,  é exigida frequência mínima de 75% nas aulas.

No geral, os cursos são nas seguintes áreas: Administração, Arte e Cultura I, Arte e Cultura II, Construção e Reparos I (Revestimentos), Construção e Reparos II (Instalações), Madeiras e Móveis, Metalmecânica, Serviços Domésticos I, Serviços Domésticos II, Serviços Pessoais, Telemática, Vestuário.

Modalidades

O PROJOVEM é dividido em várias modalidades, segundo faixa etária e demandas do mercado de trabalho. São elas:

  • Adolescente: jovens de 15 a 17 anos. É voltado a adolescentes de famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal ou que estejam em situação de risco social. Pessoas com deficiência têm preferência. Nessa modalidade, não há bolsa. A permanência no curso depende do índice de frequência na escola.
  • Urbano: modalidade voltada para jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Os cursos serão de 18 meses ininterruptos, buscando inserção no mercado laboral.
  • Campo: voltado a jovens agricultores(as) excluídos(as) do sistema formal de ensino. Trata-se de ação para que este público conclua o ensino fundamental. Alia as modalidades de Educação de Jovens e Adultos com a qualificação social e profissional. A duração dessa modalidade é de 24 meses.
  • Trabalhador: voltada para jovens de 18 a 29 anos, membros de família com renda mensal per capita de até um salário mínimo. É necessário estar  cursando ou ter finalizado o ensino fundamental ou médio.

Como se inscrever?

A inscrição para o PROJOVEM é sempre gratuita. Ela costuma ser feita em agências do trabalho de qualquer município brasileiro. Àqueles que possuem cobertura do programa oferecem formas de inscrições junto às prefeituras. É preciso procurar informações junto a elas.

Na inscrição presencial, é preciso levar documentos pessoais. Cabe lembrar que as vagas possuem público alvo e há, geralmente, prioridades. Procure, antes de se inscrever, informações junto à prefeitura de sua cidade.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *