Programa Oferece Bolsas Na Europa Para Brasileiros

O programa Erasmus, promovido pela União Europeia para , é uma grande oportunidade para estudar fora do país. Trata-se de um programa que promove educação, formação, apoio a juventude e esportes. Com efeito, ele está com inscrições abertas para a edição 2024/25 do Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD).

Assim, o programa acolhe estudantes que desejam fazer um mestrado internacional. Dessa maneira, brasileiros podem concorrer a em diversas universidades europeias. Elas têm condições específicas, a depender do caso. Explicamos como concorrer a elas neste artigo.

 O que o Programa Erasmus oferece?

O programa fornece bolsas de estudo da Erasmus é voltado para cursos de mestrado e doutorado. Eles contam com duração, respectivamente, de 12 ou 24 meses. Depois de passarem na seleção, bolsistas realizam as aulas do curso em dois países europeus diferentes do país do seu.

Depois de passar pela seleção do programa Erasmus, cada estudante receberá os seguintes benefícios:

  • Auxílio financeiro mensal de € 1.100 ou € 1.200 mensais
  • Pagamento das taxas das universidades que receberão cada estudante, isentando-lhe delas
  • Subsídio para viagens, incluindo as de ida e volta do Brasil ao país de destino
  • Ao final, se desejar, cada estudante poderá solicitar visto de trabalho após a conclusão de um mestrado ou doutorado

Como se inscrever?

A inscrição no programa Erasmus variam de acordo com a universidade europeia que disponibilizar vagas. Uma primeira questão a ser considerada para se inscrever é, justamente, a universidade. O catálogo das que participam deve ser consultado no endereço eacea.ec.europa.eu/scholarships/erasmus-mundus-catalogue_en.

Depois de escolhida a instituição, já é possível fazer sua inscrição. Cada programa tem seus próprios procedimentos, além de prazos específicos. As inscrições seguem abertas, e vão, com variedades da datas limites, até o final do primeiro semestre de 2024. Elas devem ser feitas no site  erasmus-plus.ec.europa.eu/resources-and-tools/documents-and-guidelines.

<center>Acompanhe Oportunidades De Bolsas De Estudos Por Aqui</center>

Proficiência em língua estrangeira

Para participar do programa, é necessário apresentar um comprovante de proficiência na língua inglesa. De modo geral, todos aceitam os exames IELTS e TOEFL. Porém, há programas que aceitam o exame de proficiência do Duolingo, que pode ser feito em casa.

É preciso, no processo de inscrição, observar todos os requisitos para participar da seleção. Como dissemos acima, são várias universidades diferentes. Portanto, as exigências podem variar bastante de uma para a outra. Portanto, é fundamental observar todos os detalhes do processo de seleção do programa Erasmus.

Sobre o programa Erasmus Mundus

O programa Erasmus é um acrônimo do nome oficial em língua inglesa, European Region Action Scheme for the Mobility of University Students. Em tradução livre, seria Plano de Ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários.

Trata-se de um programa de gestão de diversas administrações públicas europeias dentro de um projeto de apoio educacional.

O programa faz parte do Espaço Europeu de Educação Superior. Enfim, trata-se de uma ótima chance de estudar no exterior, com uma bolsa de estudos.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Binance Oferece Bolsas De Estudos Sobre Criptomoedas

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, oferece 10 mil bolsas para que quiser …

Como Solicitar Castração Gratuita De Animais Em São Paulo

O município de São Paulo oferece um serviço serviço de castração de animais desde 2001. …

São Paulo Aprova Programa Habitacional Para Policiais

No último dia 27/06, a Alesp — Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou …