A Eletrobras acaba de lançar o seu programa de aceleração social. Trata-se de uma ação voltada a ONGs, que promovem ações em benefício da sociedade civil. Essa iniciativa é gratuita voltada para organizações da sociedade civil de seis estados. Assim, podem participar ONGs dos seguintes estados:
- Goiás
- Minas Gerais
- Paraná
- Roraima
- Rio de Janeiro
- São Paulo
O foco dessa aceleração social é organizações que atuam nas áreas de empoderamento feminino, educação e geração de renda.
Aceleração Social e impacto das ações
O programa da Eletrobrás busca fortalecer e ampliar o impacto social das organizações participantes. Por isso, a aceleração social proposta irá atuar por meio de capacitações, mentorias e conexões. As inscrições estão abertas até 12/04/2024.
Informações e inscrições estão disponíveis no site phomenta.com.br/aceleracaoeletrobras.
Como funcionará o programa?
O programa de aceleração social terá duração de oito meses. Ao longo desse período, as organizações participantes terão a oportunidade de vivenciar uma jornada transformadora. As atividades serão híbridas, divididas em um ambiente virtual e outro ao vivo.
A ideia é fomentar uma constante troca de experiências e aprendizado. O objetivo desse programa de aceleração, enfim, é apoiar as ONGs de impacto social. O acesso à educação e ao emprego serão o foco, visando a redução das desigualdades locais. O programa de aceleração social, enfim, visa impulsionar também o desenvolvimento sustentável.
As organizações participantes terão acesso a assessorias individuais diversas. Elas vão servir para auxiliar na superação dos desafios comuns na sua atuação. Além disso, as ONGs serão capacitadas em alguns temas fundamentais de gestão.
Aprenderão, por exemplo, como obtenção de recursos e gerenciamento de pessoas e voluntários.
A execução do programa será realizada pela Phomenta. Essa organização promove conexões com empreendedores e empreendedoras sociais, atuando na aceleração social.
A atuação do Phomenta busca educação em gestão e inovação para enfrentar os desafios complexos da sociedade.
Quem pode participar?
As ONGS interessadas na aceleração social da Eletrobrás devem se inscrever até o dia 16/04/2024, como dissemos acima. As inscrições são online, no site phomenta.com.br/aceleracaoeletrobras.
Ao todo, serão 30 projetos selecionados. A participação no programa é condicionada ao cumprimento de algumas pré-condições, que são:
- Ter faturamento anual de até 1 milhão de reais
- Comprovar atuação mínima de 2 anos em alguma das áreas contempladas pelo programa de aceleração
- Atuação com foco nas causas de empoderamento feminino, geração de renda e/ou educação.
- Realizar atendimentos majoritariamente nos municípios de atuação
- são 111 municípios localizados em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Rio de Janeiro e São Paulo
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!