Em Goiás, estão abertas as inscrições para sorteio de mais de 800 casas gratuitas. Elas estarão distribuídas em 18 municípios goianos. Poderão concorrer famílias com renda de até um salário mínimo. É preciso ter cadastro ativo no (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) para obter uma das moradias.
Além do critério de renda e cadastro no CadÚnico, é necessário residir há, pelo menos, três anos no município de Goiás onde pleitear a casa. Esse tempo pode variar de acordo com a cidade. Portanto, é preciso ler atentamente o edital para evitar surpresas.
Além disso, as famílias não podem ter sido beneficiadas anteriormente por outro programa habitacional.
As casas distribuídas na iniciativa do Governo de Goiás estão nas seguintes cidades:
- Santa Tereza (30 unidades)
- Estrela do Norte (30)
- Indiara (47)
- Mineiros (50)
- Senador Canedo (99)
- Santa Helena (50)
- Piracanjuba (49)
- Mimoso (28)
- Porteirão (24)
- Abadiânia (50)
- Acreúna (50)
- Taquaral (60)
- Montividiu (50)
- Perolândia (50)
- Rio Quente (49)
- Gouvelândia (43)
- Fazenda Nova (30)
- Israelândia (30)
As casas distribuídas pelo de Goiás são completas. Cada uma possui sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos, um banheiro, área de serviço coberta, além de quintal descoberto. Conta também acesso de pedestre cimentado e recuo frontal gramado. Elas terão área construída de, no mínimo, 42,43m², dentro de um lote com área mínima de 200 m².
Como se inscrever no programa habitacional de Goiás e concorrer a uma casa?
Ao todo, serão 819 casas em 18 municípios de Goiás. Para concorrer a uma delas, basta acessar o site da Agehab (Agência Goiana de Habitação) e fazer seu cadastro, no endereço — goias.gov.br/agehab.
As inscrições para o sorteio dessas casas em Goiás deverão ser feitas até o dia 08/04.
Quem já tiver cadastro, deve atualizar o seu, já que manter o cadastro atualizado aumenta chances de obter benefícios no programa. Além disso, é fundamental regularizar a situação quanto ao CadÚnico. Para tanto, é necessário se dirigir ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo.
As famílias que atenderem a todos os critérios exigidos e entregarem a documentação passarão para a próxima fase. Ela será, justamente, o sorteio das casas.
Caráter municipalista
O secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, falou ao portal do Governo de Goiás de notícias sobre o caráter municipalista do programa: “As casas a custo zero são um exemplo para o Brasil por atender o interior, de forma gratuita, e oferecer nível de qualidade superior”, disse.
Sales ressalta ainda que o programa segue em expansão para outras cidades. Assim, é de se esperar novas etapas do programa, com mais sorteios de casas em mais cidades goianas em breve.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!