O Governo do Estado da Bahia disponibiliza inscrições para o programa Mais Estudo. A abertura acontece conforme a necessidade melhorar a qualidade de estudos e incentivar a ficar na escola. O faz parte de ações voltadas para a recomposição e para o fortalecimento das aprendizagens de estudantes. Assim, a ideia é promover ações de melhoria dos processos de aprendizado prejudicados no processo da pandemia. A atuação do programa se dá por meio da distribuição de bolsas de monitoria.
O Mais Estudo oferece 52 mil vagas de monitores e monitoras que irão atuar na educação básica na rede pública estadual.
O Mais Estudo irá pagar uma bolsa no valor de R$150,00 para cada estudante. Cada qual irá atuar nos componentes curriculares das seguintes áreas do conhecimento:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Iniciação Científica
- História
- Projeto de Vida.
As vagas estão distribuídas entre as escolas da rede pública, tanto sede quanto anexos, além dos dos 27 NTEs (Núcleos Territoriais de Educação).
Como se Inscrever no Programa Mais Estudo?
As inscrições para o programa Mais Estudo ficam abertas até a sexta-feira, 12/04, pelo site saga.educacao.ba.gov.br.
A divulgação preliminar do resultado, por meio da unidade escolar, está prevista para o dia 15 de abril.
De acordo com o cronograma, o período de recursos será de 15 a 16 de abril. Por sua vez, a aula inaugural do programa Mais Estudo está agendada para 18 de abril.
Critérios para Participar do Programa
, para se candidatar em uma vaga de monitoria, precisam seguir alguns critérios. Entre eles estão:
- Ter matrícula ativa e regular ano letivo de 2024
- Possuir CPF (Cadastro de Pessoal Física)
- Ter obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria com média igual ou superior a 8,0 no ano anterior
No âmbito do programa Mais Estudos, a monitoria irá durar, no máximo, dez meses. A atuação de cada estudante será em regime de oito horas semanais. Assim, a carga horária total será 32 horas de carga horária mensal. A atuação na monitoria acontecerá todos os dias, exceto em feriados e recessos.
Unidades escolares precisam se inscrever
Não somente estudantes devem se inscrever no Mais Estudo. As unidades escolares também precisarão fazer a adesão ao programa. Para isso, precisam preencher um formulário disponibilizado no endereço saga.educacao.ba.gov.br.
O programa é uma ação estratégica para estimular as aprendizagens na rede pública do Estado da Bahia. O Mais Estudo promove a participação de estudantes como atores e autores. Assim, atuam em conjunto com professores, gestão e comunidade escolar, em busca de melhoria.
O investimento realiza o repasse de valores para as bolsas-auxílio a estudantes mensalmente. Seu custeio será por meio do Fundo de Combate à Pobreza (FUNCEP) e por meio de recursos próprios da SEC.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!