loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Habitação Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Programa Imóvel Da Gente é Lançado Pelo Governo Federal

Nesta segunda-feira (26/02), foi lançado o programa Imóvel da Gente. Ele é parte do Programa de Democratização de Imóveis da União. Ele é coordenado pela SPU/MGI — Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O Imóvel da Gente visa a destinação estratégica de imóveis da União para as políticas públicas prioritárias de habitação. Serão levadas em conta a função social e ambiental dos imóveis. O programa irá funcionar com base no diálogo federativo e com a sociedade.

O programa surgiu de um pedido da Presidência da República ao MGI. Assim, foi solicitada a realização de um levantamento de todos os imóveis públicos vazios que pudessem ser transformados em moradia. A ideia era usar imóveis ociosos da União para atendimento à população mais pobre. Eles serão utilizados tanto como moradia quanto de outras maneiras em benefício da sociedade.

Lançamento do Imóvel da Gente

O lançamento do Imóvel da Gente foi marcado pela assinatura de atos fundamentais para a sua implementação. Entre eles, o Decreto de regulamentação do Programa de Democratização de Imóveis da União. Ele define, entre outras coisas, as prioridades para a destinação do programa.

Além disso, foi assinado um Decreto de criação do Grupo de Trabalho Interministerial dos imóveis não operacionais do INSS. Com isso, procura-se aprimorar a gestão desse patrimônio, viabilizando sua destinação no programa.

Como irá funcionar o programa?

O Imóvel da Gente, Programa de Democratização de Imóveis da União, abrangerá imóveis sem destinação definida. Por isso, estão inclusos nele imóveis como:

Anúncio

Além de políticas públicas de habitação popular, o Imóvel da Gente irá beneficiar outras áreas. Assim, haverá destinação de imóveis par educação, saúde, assistência social, segurança alimentar, cultura e o esporte, dentre outras.

De toda forma, o Imóvel da Gente irá priorizar a oferta habitacional, além da regularização fundiária. Estão entre as prioridades as obras de infraestrutura e equipamentos de políticas públicas diversas.

Marco para políticas de habitação

O Imóvel da Gente é considerado um marco importante na promoção de políticas públicas para habitação digna para a população. Ele visa o fortalecimento das políticas públicas de interesse social em todo o país. Trata-se de uma ação que deverá catalisar outras políticas habitacionais de interesse social.

O Imóvel da Gente visa promover transformações significativas na gestão do patrimônio imobiliário federal. Isso, ele reforça um compromisso renovado com a equidade social e o desenvolvimento sustentável. Além disso, o Governo Federal espera que o exemplo do programa sirva para estados e municípios promoverem iniciativas similares.

A iniciativa se destina a:

  • famílias em situação de vulnerabilidade
  • movimentos e organizações da sociedade civil
  • órgãos federais
  • governos estaduais e distrital
  • prefeituras
  • setor privado.

 

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!