O Conectadas é um programa gratuito, de sucesso desde que foi criado. Seu objetivo é o de promover uma imersão digital de meninas em temas de tecnologia. Agora, o programa está com inscrições abertas para uma nova edição. Aqui, explicamos como se inscrever.
O Conectadas é realizado pelo Mercado Livre em parceria com a {reprograma}. Desde que foi criado, o Conectadas já permitiu que mais de 2.589 jovens participassem de imersões no universo da tecnologia.
Implementado desde 2021 no Brasil, o Conectadas também tem atuação noutros países da América Latina. Assim, atua também em Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru. O programa se alinha a metas internacionais de desenvolvimento e inclusão social.
O Conectadas oferece uma imersão digital que totaliza 54 horas, ao todo. Serão 16 encontros, totalmente online. Ao longo deles, são abordados conteúdos de transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do(a) usuário(a), análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing, comunicação digital e introdução a HTML.
Uma das novidades da edição deste ano é a oferta de algumas bolsas de estudo para o projeto de formação mais longo. Ele será em Back-end Python, desenvolvido pela {reprograma}.
Durante o programa, acontece ainda o acompanhamento de mentoras do Mercado Livre e da {reprograma}.Essas mentorias servirão, por exemplo, para que as mulheres e meninas atendidas pelo programa possam permanecer no segmento da tecnologia. Elas receberão orientações nesse sentido.
Como se inscrever?
As inscrições para a edição podem ser feitas por meio de um formulário digital até o dia 7 de abril. O formulário está disponível aqui.
Em 2023, o Conectadas pretende atingir 1300 meninas em seis países. No Brasil, serão 150 vagas somente no primeiro semestre. Serão abertas novas inscrições no segundo. Por se tratar de curso online, podem se candidatar mulheres e meninas de qualquer parte do Brasil.
Meninas de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares têm prioridade. Além disso, o Conectadas espera ter pelo menos 50% de jovens pretas, pardas e indígenas. O programa também visa estimular a participação de jovens mulheres trans e travestis.
Sobre o {reprograma}
O {reprograma} é uma iniciativa de impacto social. Ela tem como foco ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Suas várias iniciativas contribuem para os ODS 4, 5 e 8, metas da Agenda 2030 da ONU.
Trata-se de metas que promovem a educação de qualidade, a igualdade de gênero e o crescimento econômico. Dessa maneira, a iniciativa busca promover a inclusão produtiva de mulheres em vulnerabilidade dentro de um mercado, ainda, predominantemente masculino.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!