Programa Forma Pará Lança Novo Edital Para Bolsas

O Governo paraense disponibilizou novo Edital do Programa Forma Pará para estimular a capacitação de estudantes de graduação do estado. Ele estimula a entrada nos processos de investigação científica de estudantes. Assim, contribui para o aumento da participação institucional na formação de recursos humanos.

Agora, há um novo edital para estudantes de graduação participarem do Programa Forma Pará em projetos de pesquisa. O edital foi lançado pela Fapespa — Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas. A Chamada Pública Programa Bolsa-Pará (n.º 011/2024) de Iniciação Científica está com inscrições abertas até a terça-feira, 25/06.

Podem participar do processo as Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Pará. Elas precisam, para se inscrever. ofertar turmas do Forma Pará. As inscrições são feitas de forma online, através da Plataforma Fapespa — fapespa.ikhon.com.br/cadastrousuarioexterno.

O objetivo é potencializar a formação de estudantes de diversas áreas e a produção científica no Pará.

Objetivos do Programa Forma Pará

O diretor científico da Fapespa, Deyvison Medrado, explicou os objetivos do Programa Forma Pará. Segundo ele, a iniciativa visa fortalecer os programas de Iniciação Científica nas instituições paraenses. Com isso, procura criar condições para a preparação de estudantes em ciência, tecnologia e inovação.

Dúvidas e informações adicionais sobre o Programa Forma Pará podem ser obtidas por meio do e-mail: [email protected].

A nossa expectativa enquanto Fapespa é que todas as instituições que operacionalizam o Programa Forma Pará no Estado submetam suas propostas à Chamada. Após o processo seletivo, esperamos conceder todas as bolsas ofertadas e fechar o ano com 200 novos estudantes contemplados. Assim, eles poderão desenvolver projetos de pesquisa junto a seus orientadores e, ao final da vigência da bolsa, ter avanços significativos na sua formação científica, tecnológica e de inovação,” explicou Medrado à Agência Pará de notícias.

Seleção das propostas

Para a seleção das propostas para o Programa Forma Pará, haverá um processo que incluirá três etapas:

  1. habilitação
  2. análise de mérito
  3. avaliação para distribuição das bolsas

O resultado preliminar será divulgado no site institucional da Fapespa, além de publicado no Diário Oficial do Estado do Pará.

Com o Programa Forma Pará, o Estado e da Fapespa buscam estimular a formação científica de qualidade. Assim, visa proporcionar estudantes de graduação uma oportunidade de participar ativamente em projetos de pesquisa. Com isso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento regional, com inovação científica.

Serviço:

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa De Estudos Em e-Sports Com Inscrições Abertas

Os e-Sports são sucesso no mundo inteiro. Cada vez mais existem competições, com premiações altas …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Vivo Oferece Bolsas De Estudo Em Python e IA

A Vivo dará 10 mil bolsas de estudos 2024 para universitários e universitárias de todo …