loader image

Programa Em SC Distribui Óculos De Grau Gratuitamente

A Prefeitura de Chapecó, cidade de Santa Catarina, tem um programa que distribui óculos de grau gratuitamente para a população. Trata-se do Programa de Olho no Futuro. Ele busca, por meio da entrega gratuita de óculos, beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O foco do programa catarinense é proporcionar tratamento para a correção, diminuição ou estabilização do grau visual. Assim, visa contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e da saúde da população pobre de Chapecó. A entrega dos óculos está programada para ocorrer em 30 dias.

A iniciativa é coordenada pela Prefeitura, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. Ela visa proporcionar o acesso gratuito a óculos de grau para idosos com 65 anos ou mais, além de crianças entre 6 e 16 anos.

Distribuição de óculos de grau desde 2021

O programa que distribui óculos de grau gratuitamente em Chapecó foi criado em 2021, em meio a políticas de mitigação de efeitos da pandemia. De lá pra cá, o programa “De Olho no Futuro” definiu bem sua metodologia de atuação.

O programa busca identificar alunos e alunas, além de pessoas idosas com dificuldades de visão e sem condições financeiras para adquirir um óculos de grau. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Chapecó. Como dissemos, ela ocorre em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

Dessa maneira, o programa consegue proporcionar acesso gratuito a óculos de grau para idosos com 65 anos ou mais e jovens entre 6 e 16 anos. Na manhã da última segunda-feira, 15/01, foram entregues 39 óculos no Centro de Eventos do município.

Mais informações sobre o projeto “De Olho no Futuro”

Uma das coordenadoras do projeto, Isabel Trier Machado, falou sobre ele para o portal de notícias ND+. Segundo ela, o projeto vem se fortalecendo com o passar dos anos. “É um programa que vem se consolidando . Nós queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas, trazendo mais dignidade a população”, explicou.

Desde a idealização, mais de 854 óculos já foram distribuídos. “Nosso objetivo é fazer uma entrega ainda maior”, comentou Isabel. Dessa maneira, o projeto ainda pretende entregar vários outros óculos de grau, sempre fazendo busca ativa por novas pessoas beneficiadas.

O custo dos óculos de grau costuma ser impeditivo para a população mais pobre o adquirir. Assim, muitas pessoas que poderiam evitar problemas de visão ou tratar os que têm, não o fazem. Dessa maneira, programas como o De Olho no Futuro são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Pé-de-Meia Ensino Médio

MEC Divulga Calendários Do Programa Pé-de-Meia

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quinta-feira (08/02) as normas e o calendário de …

Vacina da Dengue Em Fase Final de Estudos

Vacinação Contra a Dengue Pelo SUS Acompanhe Em 2024

Vacinação contra a Dengue Pelo SUS deverá começar agora em fevereiro/2024 e vai priorizar a …

Computação Na Nuvem Curso Aberto

Curso Gratuito Em Tecnologia De Nuvem Ou Cloud

A tecnologia de nuvem é um dos campos da tecnologia da informação com mais demandas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *