Programa Em SC Distribui Óculos De Grau Gratuitamente

A Prefeitura de Chapecó, cidade de Santa Catarina, tem um programa que distribui óculos de grau gratuitamente para a população. Trata-se do Programa de Olho no Futuro. Ele busca, por meio da entrega gratuita de óculos, beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O foco do programa catarinense é proporcionar tratamento para a correção, diminuição ou estabilização do grau visual. Assim, visa contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e da saúde da população pobre de Chapecó. A entrega dos óculos está programada para ocorrer em 30 dias.

A iniciativa é coordenada pela Prefeitura, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. Ela visa proporcionar o acesso gratuito a óculos de grau para idosos com 65 anos ou mais, além de crianças entre 6 e 16 anos.

Distribuição de óculos de grau desde 2021

O programa que distribui óculos de grau gratuitamente em Chapecó foi criado em 2021, em meio a políticas de mitigação de efeitos da pandemia. De lá pra cá, o programa “De Olho no Futuro” definiu bem sua metodologia de atuação.

O programa busca identificar alunos e alunas, além de pessoas idosas com dificuldades de visão e sem condições financeiras para adquirir um óculos de grau. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Chapecó. Como dissemos, ela ocorre em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

Dessa maneira, o programa consegue proporcionar acesso gratuito a óculos de grau para idosos com 65 anos ou mais e jovens entre 6 e 16 anos. Na manhã da última segunda-feira, 15/01, foram entregues 39 óculos no Centro de Eventos do município.

Mais informações sobre o projeto “De Olho no Futuro”

Uma das coordenadoras do projeto, Isabel Trier Machado, falou sobre ele para o portal de notícias ND+. Segundo ela, o projeto vem se fortalecendo com o passar dos anos. “É um programa que vem se consolidando . Nós queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas, trazendo mais dignidade a população”, explicou.

Desde a idealização, mais de 854 óculos já foram distribuídos. “Nosso objetivo é fazer uma entrega ainda maior”, comentou Isabel. Dessa maneira, o projeto ainda pretende entregar vários outros óculos de grau, sempre fazendo busca ativa por novas pessoas beneficiadas.

O custo dos óculos de grau costuma ser impeditivo para a população mais pobre o adquirir. Assim, muitas pessoas que poderiam evitar problemas de visão ou tratar os que têm, não o fazem. Dessa maneira, programas como o De Olho no Futuro são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Programa Padrinho Legal Jundiaí SP

Programa ‘Padrinho Legal’ Abre Inscrições Em Jundiaí SP

O programa “Padrinho Legal” está com inscrições abertas, na cidade de Jundiaí (SP). Trata-se de …

Curso Gratuito De Ciência De Dados

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *