Procon-BA Promove Mutirão De Renegociação De Dívidas

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) promove um mutirão de negociação de dívidas essa semana. Os atendimentos serão na sede do órgão, em Salvador. A iniciativa começou nesta segunda (13/03) e segue até sexta-feira (17/03).

Será possível renegociar vários tipos de dívidas, como as com cartão de crédito, água, telefonia, internet e energia. Também poderão ser renegociadas àquelas de natureza financeira, como as com empréstimo consignado e outras modalidades de crédito com bancos e instituições financeiras. No primeiro dia do evento, 140 pessoas foram atendidas em Salvador e 45 no interior do estado.

ontem, dia 14/03, foram 335 registros de atendimentos para renegociação de dívidas. Houve uma procura muito grande dos consumidores e consumidoras da Bahia que buscam fugir do endividamento. Foram ampliados o número de guichês para atender melhor o volume de pessoas, crescente. Isso ocorreu sobretudo nos horários de pico entre às 10h e 12h.

Semana do Consumidor: Procon-BA realiza Mutirão de Negociação de Dívidas
Semana do Consumidor: Procon-BA realiza Mutirão de Negociação de Dívidas/ reprodução – Governo do Estado da Bahia

Segundo a diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-BA, Adriana Menezes, muitas pessoas desconhecem o valor total das suas dívidas. No caso, elas sabem apenas que estão devendo, sem terem a dimensão total do problema. “Alguns consumidores chegaram com débitos a serem quitados em mais de cinco empresas, isso mostra que eles estão superendividados. E com isso houve um impacto no atendimento. Daí a necessidade de ampliação de guichês”, disse.

Atendimento

O atendimento funciona por ordem de chegada, na sede Central do Procon-BA. Ela fica localizada na Rua Carlos Gomes, em Salvador. O horário de atendimento é das 8h30 Às 16h.

Já nas cidades do interior do estado, o atendimento segue conforme o horário de funcionamento de cada unidade SAC à qual o posto está vinculado.

O atendimento pode ser agendado pela internet. Esse agendamento pode ser feito através do www.sacdigital.ba.gov.br ou pelo aplicativo iOS e Android.

No momento do atendimento, o consumidor deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovam a relação de consumo como, contrato de empréstimos, financiamentos, faturas de água, energia, fatura cartão de crédito, entre outros.

Importância da ação

Estamos tentando dizer aos baianos que eles assumam compromissos de pagamento dentro do seu orçamento doméstico. Porque se não fizerem dessa forma, dentro de dois ou três meses eles acabam deixando de pagar de novo, ficando novamente inadimplente”, disse Adriana Menezes. Assim, a ação busca combater o problema real do superendividamento das famílias no Brasil.

Nos dois primeiros dias de mutirão, já foram registrados 503 atendimentos no sistema do Procon-BA só quanto a renegociação de dívidas. A ação faz parte da Semana do/a Consumidor/a, em alusão ao Dia Mundial do/a Consumidor/a, comemorado neste dia 15/03.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vagas Abertas Na Rede De Lojas Magazine Luiza Pelo Brasil

Magazine Luiza Abre Vagas De Emprego Em Todo O Brasil

O Magazine Luiza, uma das maiores empresas do mercado brasileiro, acaba de abrir um novo …

Cursos Gratuitos Da Nestlé Gastronomia

Nestlé Oferece Curso Gratuito De Gastronomia

A Nestlé está com inscrições abertas para Curso Gratuito De Gastronomia. Trata-se de uma formação …

Encceja/ reprodução

Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário Para 2024

Inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *