Primeiro Passo Programa Social De Salvador Para Primeira Infância

Programa Primeiro Passo Salvador Para Primeira InfânciaA Prefeitura de Salvador, capital da Bahia, criou o Programa Primeiro Passo. Esse programa social, criado em 2021, é voltado a atender crianças com até 5 anos de famílias carentes. O programa consiste em oferecer auxílio financeiro combinado com ações de educação e saúde às crianças na primeira infância e de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Focado em auxiliar no desenvolvimento das crianças carentes, a prefeitura Salvador instituiu o programa Primeiro Passo para desenvolvimento estrutural da família com ajuda financeira, educacional e saúde da família, criando mais confiança para o futuro. Seu principal objetivo vem sendo  atender a demanda de crianças com até 5 anos que ficaram sem vagas em creches e pré escolas. O programa pode atender até três crianças por família.

Advertisements

Para participar é necessário que a família tenha um cadastro ativo no programa Bolsa Família e também no  Cadastro Único para programas sociais do governo federal, o CadÚnico. Além disso, é necessário cumprir algumas regras, que delimitam o público alvo do programa.

O Programa Primeiro Passo, atualmente, oferece às famílias cadastradas um auxilio no valor de R$ 65. Para receber o valor, é necessário participar de atividades promovidas no âmbito do programa, além de  renovar o cadastro a cada seis meses para não perder o foco.

Advertisements

Inscrições

Para acessar o programa, a família não pode estar em alguma das situações listadas abaixo:

  • ter crianças matriculadas em creches e pré-escolas da rede pública ou conveniada com a Prefeitura de Salvador;
  • ter crianças que morem em locais onde há vagas em creches e pré-escolas públicas ou conveniadas disponíveis;
  • que os pais ou responsáveis já recebam dos seus empregos o auxílio-creche;
  • que os pais ou responsáveis que retirarem as crianças já matriculadas nas creches ou pré-escolas pública, conveniada ou de instituição de Ensino do Projeto Pé na Escola;
  • que as crianças fizerem 6 anos entre 1º de janeiro e 31 de março do ano do pagamento do benefício não são elegíveis;
  • Limite: Três crianças por família, podendo ultrapassar este limite somente no caso de gêmeos.

Cumprindo essas condições, já é possível fazer o cadastro. Ele pode ser feito por agendamento por meio de telefone, pelo Disque Salvador, no número 156. Esse tipo de agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h.

Advertisements

O agendamento pode ser feito de forma presencial, em um dos 10 postos de atendimento de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os endereços podem ser consultados aqui: www.primeiropasso.salvador.ba.gov.br/.

Documentação Primeiro Passo SalvadorCartão Primeiros Passos

Agendado o atendimento, será necessário levar alguns documentos para o posto de atendimento para que a inscrição seja feita. É necessário levar o documento de identificação original, além de documentação de todos os dependentes de até 5 anos de idade.

Além disso, é necessário levar um comprovante de residência, de preferência da Coelba ou da Embasa. No caso de a criança estar matriculada na escola ou creche da rede particular, é necessário comprovar por meio de carnê ou boleto de pagamento nominal e atestado de frequência atual.

BOA SORTE E SUCESSO NA SUA BUSCA POR UMA VIDA MELHOR !!

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Novo Cadastro Único o Que Mudou

O Que Mudou No Novo Sistema CadÚnico?

O CadÚnico é conhecido como o Cadastro Único de cada cidadão que garante o recebimento …

Comprovante de Vacinação

Boletim Da Fiocruz Recomenda Passaporte Da Vacina Em Todo o Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, na última nesta sexta-feira (1º/10), um novo  Boletim do …

Programa Gerdau Reforma Que Transforma

A Gerdau Anuncia Programa de Reforma de Residências Nas Cidades

A Gerdau (GGBR4) anunciou, nessa última segunda-feira (04), a criação do programa Reforma Que Transforma. …