Primeiro Passo Programa Social De Salvador Para Primeira Infância

Programa Primeiro Passo Salvador Para Primeira InfânciaA Prefeitura de Salvador, capital da Bahia, criou o Programa Primeiro Passo. Esse programa social, criado em 2021, é voltado a atender crianças com até 5 anos de famílias carentes. O programa consiste em oferecer auxílio financeiro combinado com ações de educação e saúde às crianças na primeira infância e de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Focado em auxiliar no desenvolvimento das crianças carentes, a prefeitura Salvador instituiu o programa Primeiro Passo para desenvolvimento estrutural da família com ajuda financeira, educacional e saúde da família, criando mais confiança para o futuro. Seu principal objetivo vem sendo  atender a demanda de crianças com até 5 anos que ficaram sem vagas em creches e pré escolas. O programa pode atender até três crianças por família.

Advertisements

Para participar é necessário que a família tenha um cadastro ativo no programa Bolsa Família e também no  Cadastro Único para programas sociais do governo federal, o CadÚnico. Além disso, é necessário cumprir algumas regras, que delimitam o público alvo do programa.

O Programa Primeiro Passo, atualmente, oferece às famílias cadastradas um auxilio no valor de R$ 65. Para receber o valor, é necessário participar de atividades promovidas no âmbito do programa, além de  renovar o cadastro a cada seis meses para não perder o foco.

Advertisements

Inscrições

Para acessar o programa, a família não pode estar em alguma das situações listadas abaixo:

  • ter crianças matriculadas em creches e pré-escolas da rede pública ou conveniada com a Prefeitura de Salvador;
  • ter crianças que morem em locais onde há vagas em creches e pré-escolas públicas ou conveniadas disponíveis;
  • que os pais ou responsáveis já recebam dos seus empregos o auxílio-creche;
  • que os pais ou responsáveis que retirarem as crianças já matriculadas nas creches ou pré-escolas pública, conveniada ou de instituição de Ensino do Projeto Pé na Escola;
  • que as crianças fizerem 6 anos entre 1º de janeiro e 31 de março do ano do pagamento do benefício não são elegíveis;
  • Limite: Três crianças por família, podendo ultrapassar este limite somente no caso de gêmeos.

Cumprindo essas condições, já é possível fazer o cadastro. Ele pode ser feito por agendamento por meio de telefone, pelo Disque Salvador, no número 156. Esse tipo de agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h.

Advertisements

O agendamento pode ser feito de forma presencial, em um dos 10 postos de atendimento de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os endereços podem ser consultados aqui: www.primeiropasso.salvador.ba.gov.br/.

Documentação Primeiro Passo SalvadorCartão Primeiros Passos

Agendado o atendimento, será necessário levar alguns documentos para o posto de atendimento para que a inscrição seja feita. É necessário levar o documento de identificação original, além de documentação de todos os dependentes de até 5 anos de idade.

Além disso, é necessário levar um comprovante de residência, de preferência da Coelba ou da Embasa. No caso de a criança estar matriculada na escola ou creche da rede particular, é necessário comprovar por meio de carnê ou boleto de pagamento nominal e atestado de frequência atual.

BOA SORTE E SUCESSO NA SUA BUSCA POR UMA VIDA MELHOR !!

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Governo Do Japão Abre Inscrições De Bolsas Para Brasileiros

Governo Do Japão Abre Inscrições De Bolsas Para Brasileiros

O Governo Japonês anunciou na segunda-feira (16), que está com inscrições abertas para um programa …

Bolsa Do Povo: Conheça Alguns Benefícios Do Programa

O Bolsa do Povo é um programa criado pelo Governo de São Paulo no ano …

Carteira de Trabalho

Câmara Aprova MP Que Permite Trabalho Sem Vínculo

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11/05) a Medida Provisória (MP) 1.099/2022. …