A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, na última terça-feira (12/07), o programa Pacto pela Juventude. A ação oferecerá a jovens um auxílio financeiro mensal de R$ 500. Trata-se de uma iniciativa que tem como foco principal a formação cidadã de jovens. O Pacto pela Juventude oferecerá capacitação de jovens em situação de extrema vulnerabilidade social.
As inscrições começam dia 14/07, e podem ser feitas aqui.
São 920 pessoas jovens que foram selecionadas. Todas elas se encontram na faixa etária entre 15 e 29 anos. Essas pessoas vão atuar em 60 núcleos localizados em áreas periféricas e favelas cariocas. A missão de cada pessoa envolvida no programa será repassar conhecimento, basicamente.
Além disso, deverão atuar como agentes multiplicadores. Assim, deverão propor soluções para problemas relacionados à região onde moram. A previsão é de que o programa gere uma onda de resultados positivos. Assim, a expectativa é de beneficiar mais de 25 mil pessoas.
Assim, o programa irá beneficiar pessoas em vulnerabilidade que vivem nas favelas da capital fluminense. Assim, a ideia é promover inclusão e gerar soluções para áreas menos atendidas pelo poder público.
As informações são da Agência Brasil, em matéria de 12/07.
Geração Transformadora
O Pacto pela Juventude integra o programa Geração Transformadora. Este último é um compromisso da Secretaria Especial da Juventude da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa busca promover a participação dessa parcela da população em questões sociais. Assim, procura em jovens em vulnerabilidade gerar oportunidades para que essas pessoas desenvolvam soluções ambientais para a cidade do Rio.
Uma das temáticas das oficinas do Pacto pela Juventude será alimentação saudável. Assim promoverá a produção de comida orgânica em hortas comunitárias, espalhadas pelas comunidades. A partir dos conteúdos, as alunas e os alunos farão uma série de atividades.
Dentre elas, haverá ações como mapeamento de iniciativas locais e ações de multiplicação nos territórios.
Atividades variadas
O programa busca oferecer formação e atividades práticas diversas para as beneficiárias e os beneficiários. Trata-se de um esforço de governança em prol da promoção e proteção dos direitos da juventude. O programa, ainda, atua junto a órgãos do poder público, terceiro setor e iniciativa privada para viabilizar o alcance de seus objetivos.
Existe um enorme espaço para haver expansão de programas como esse no Rio de Janeiro.
De acordo com dados mais recentes, esse público hoje é formado por mais de 1,5 milhão de pessoas. Um dado preocupante é que 32% delas não trabalham nem estudam. Esses dados foram organizados pelo Boletim de Dados da Secretaria Especial da Juventude.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!