Pacto Pela Juventude Wagner Ramos RJ

Prefeitura Do RJ Lança Programa Pacto Pela Juventude

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, na última terça-feira (12/07), o programa Pacto pela Juventude. A ação oferecerá a jovens um auxílio financeiro mensal de R$ 500. Trata-se de uma iniciativa que tem como foco principal a formação cidadã de jovens. O Pacto pela Juventude oferecerá capacitação de jovens em situação de extrema vulnerabilidade social.

As inscrições começam dia 14/07, e podem ser feitas aqui.

Advertisements

São 920 pessoas jovens que foram selecionadas. Todas elas se encontram na faixa etária entre 15 e 29 anos. Essas pessoas vão atuar em 60 núcleos localizados em áreas periféricas e favelas cariocas. A missão de cada pessoa envolvida no programa será repassar conhecimento, basicamente.

Além disso, deverão atuar como agentes multiplicadores. Assim, deverão propor soluções para problemas relacionados à região onde moram. A previsão é de que o programa gere uma onda de resultados positivos. Assim, a expectativa é de beneficiar mais de 25 mil pessoas.

Advertisements
Pacto pela Juventude está com inscrições abertas para levar transformação à vida de cariocas de 15 a 29 anos - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - prefeitura.rio
crédito: site da Prefeitura do Rio de Janeiro

Assim, o programa irá beneficiar pessoas em vulnerabilidade que vivem nas favelas da capital fluminense. Assim, a ideia é promover inclusão e gerar soluções para áreas menos atendidas pelo poder público.

As informações são da Agência Brasil, em matéria de 12/07.

Advertisements

Geração Transformadora

O Pacto pela Juventude integra o programa Geração Transformadora. Este último é um compromisso da Secretaria Especial da Juventude da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa busca promover a participação dessa parcela da população em questões sociais. Assim, procura em jovens em vulnerabilidade gerar oportunidades para que essas pessoas desenvolvam soluções ambientais para a cidade do Rio.

Uma das temáticas das oficinas do Pacto pela Juventude será alimentação saudável. Assim promoverá a produção de comida orgânica em hortas comunitárias, espalhadas pelas comunidades. A partir dos conteúdos, as alunas e os alunos farão uma série de atividades.

Dentre elas, haverá ações como mapeamento de iniciativas locais e ações de multiplicação nos territórios.

Atividades variadas

O programa busca oferecer formação e atividades práticas diversas para as beneficiárias e os beneficiários. Trata-se  de um esforço de governança em prol da promoção e proteção dos direitos da juventude. O programa, ainda, atua junto a órgãos do poder público, terceiro setor e iniciativa privada para viabilizar o alcance de seus objetivos.

Existe um enorme espaço para haver expansão de programas como esse no Rio de Janeiro.

De acordo com dados mais recentes, esse público hoje é formado por mais de 1,5 milhão de pessoas. Um dado preocupante é que 32% delas não trabalham nem estudam. Esses dados foram organizados pelo Boletim de Dados da Secretaria Especial da Juventude.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …

Vale-Gás Para Família de Baixa Renda

Vale-Gás Tem A Maior Fila De Espera De Programas Federais

O Vale-Gás nacional é o benefício social do Governo Federal que, atualmente, possui a maior …

Casa Conjuntos Habitacionais GO

Projeto Cria Programa Para Professores Comprarem Imóvel

O Projeto de Lei 1920/22 (PL 1920/22) foi apresentado pelo deputado Márcio Macedo (PT-SE). Ele …