loader image

Poupança Para Estudantes Do Ensino Médio Será Criada Pelo Governo

Promessa de campanha, o governo federal deverá anunciar a qualquer momento a criação da Poupança para Estudantes do Ensino Médio ou uma espécie de Bolsa Poupança para Estudantes. “A gente vai dar uma ajuda mensal e no final do ano, ele [o estudante] vai tirar para fazer o que ele quiser“, explicou o presidente Lula no programa Conversa com o Presidente desta terça-feira (21/11).

A poupança para estudantes do ensino médio tem o objetivo de combater o abandono escolar. A ideia inicial do programa é garantir cerca de R$ 1 mil por ano para cada estudante. Contudo, o valor ainda está sob análise e poderá ser modificado até o anúncio oficial da medida.

O anúncio definitivo da poupança para estudantes secundaristas, neste novo programa do governo federal, deve ser feita na semana que vem. O anúncio deverá ser feito pelo presidente Lula juntamente com o ministro da fazenda, Fernando Haddad.

Conforme mostrou o Estadão/Broadcast, a avaliação preliminar é de que o orçamento poderá chegar a R$ 4 bilhões por ano. Isso, segundo analistas, vai depender do alcance do benefício e das restrições fiscais. O projeto é que a poupança para estudantes de ensino médio contemple discentes de baixa renda.

Poupança estudantil é promessa de campanha

O programa que cria uma poupança estudantil foi uma promessa de campanha de Lula. Foi incluída na agenda do então candidato após ter conseguido apoio da agora ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). O projeto era parte do programa da então candidata e senadora pelo Mato Grosso do Sul. Ele foi incluído no programa de Lula depois do apoio de Tebet a ele no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Os detalhes do programa serão anunciados oficialmente, ao que tudo indica, na próxima semana. Em setembro deste ano, a poupança para estudantes de ensino médio já havia sido mencionada pelo governo federal. Segundo a pasta da educação, o anúncio do programa seria feito ainda no ano de 2023, mas não foram dados maiores detalhes.

Mais informações, na Agência Gov.

Programa de geração de emprego para jovens

No Conversa com o Presidente, Lula também falou sobre outro programa que visa gerar emprego para a população jovem. “Nós temos milhares de jovens que fizeram o Prouni e que depois não arrumam emprego. Isso é um problema que nós temos que resolver. […]. Nós precisamos dizer para essa juventude como é que a gente vai fazer para criar para eles oportunidade de trabalho“, disse.

Sem dar ainda detalhes sobre o programa, ficou claro que se trata de uma ação relacionada ao trabalho com aplicativos. A medida seria no sentido de dar garantias e legalidade a trabalhadores e trabalhadoras desse ramo. “Não queremos que a pessoa deixe de ser autônoma, o que queremos é dar um pouco de seguridade a ela, quando o carro quebra, quando a mulher fica doente“, declarou.

Em Suma

Planejar o futuro financeiro é essencial, principalmente para jovens. No ensino médio, criar o hábito de poupar abre portas no término dos estudos. “Essa poupança pode ser a chave para realizar sonhos”, disse o presidente, anunciando novidades em uma live.
Lula mencionou a importância de equilibrar trabalho e tecnologia. Uma vida não se resume a telas; é premente aprender a gerir recursos. O ministro da Fazenda ecoou essa visão, sinalizando um futuro onde estudantes sejam mais independentes financeiramente.
Aguarda-se ansiosamente o programa de poupança. Estudantes poderão, enfim, investir em seus projetos pessoais com o fruto de seu esforço e planejamento.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Refuturiza Oferece Vários Cursos

Refuturiza Oferece Vários Cursos Gratuitos Na Sua Plataforma

A Plataforma Refuturiza está disponibilizando acesso gratuito a 1.300 cursos, por 60 dias. Com isso, …

Prefeitura De Duque De Caxias RJ

Fazer Inscrição e Acompanhar Programa Habitacional Em Duque De Caxias RJ

Duque de Caxias, localizada no estado do Rio de Janeiro, é uma cidade que conta …

Fies Social Pelo Governo e MEC Divulga Veja Detalhes

Fies Social é Lançado Pelo Governo e MEC Divulga Detalhes

O Governo Federal lançou, por meio de uma resolução publicada nesta sexta-feira 16/02, o programa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *