Pernambuco Abre Seleção Para Bolsa De Monitoria

Em Pernambuco, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) divulgou as inscrições para o Programa Monitoria PE. Ele é direcionado a estudantes dos 6º e 9º ano da rede estadual de ensino. Assim, quem passar na seleção irá exercer monitoria nas disciplinas de matemática e língua portuguesa no ano letivo de 2024.

Para o programa de monitoria em Pernambuco, haverá a seleção de 3.618 estudantes. Para exercê-la, receberão uma bolsa mensal de R$ 200,00, cada, durante 10 meses.

Como se inscrever no Programa de Monitoria de Pernambuco?

Para participar, o aluno ou aluna precisa se inscrever na secretaria da escola onde estuda, no período de 5 a 22 de fevereiro. Participam todas as escolas da rede estadual de Pernambuco. O Edital pode ser lindo aqui: www.drive.google.com/file/d/.

O processo seletivo ocorrerá em etapas. Elas serão constituídas de prova objetiva, produção escrita de texto dissertativo-argumentativo e entrevista. De acordo com o edital, todas as etapas são em caráter eliminatório e classificatório, e serão realizadas no dia 27 de fevereiro.

Como será a prova de seleção?

Na prova para a seleção da monitoria em Pernambuco, estudantes terão que responder 20 questões de múltipla escolha. Essas questões serão sobre conteúdos relativos às disciplinas de língua portuguesa e matemática. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 1º de março, nas secretarias das escolas.

Mais informações constam no site da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, no endereço ( portal.educacao.pe.gov.br/see-divulga-processo-seletivo-para-o-programa-monitoria-pe/ ) .

“A prática da monitoria fortalece o aprendizado individual e promove um ambiente colaborativo. Ao compartilharem conhecimentos, os estudantes não apenas solidificam sua compreensão, mas também cultivam habilidades essenciais para o sucesso do futuro deles”, explicou superintendente de Políticas Educacionais de Formação de Professores e Inovação Pedagógica da SEE de Pernambuco, Paulo Bruno de Brito.

Segue abaixo o cronograma:

  • Período de inscrição: 5 a 22 de fevereiro
  • Realização das provas: 27 de fevereiro
  • Resultado final: 1º de março
  • Início da monitoria nas escolas: 4 de março

Ampliação na edição de 2024

O programa de monitoria de Pernambuco tem como objetivo fortalecer o engajamento entre os estudantes no processo educativo. Assim, poderão se envolver em disciplinas que desenvolvem as habilidades dos componentes curriculares de matemática e língua portuguesa.

Em 2024, o projeto Monitoria Pernambuco atenderá, além das turmas de 9⁰ ano, as turmas de 6º ano. Dessa maneira, a previsão é de que contemplem um quantitativo de 3.618 estudantes monitores. Quanto ao atendimento, estima-se que 36.180 estudantes beneficiados e beneficiadas com a monitoria.

A ampliação do programa para o 6º ano representa um crescimento importante do programa educacional em Pernambuco.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Permanência Para Ensino Superior é Votado No Senado

O plenário do Senado vota, nesta terça-feira (11/06), a Bolsa Permanência para estudantes do Ensino …

Como Consultar o Pé De Meia, Benefício Do Governo Federal?

O programa Pé-de-Meia do Governo Federal foi criado visando auxiliar estudantes de baixa renda na …

FGV Oferece Cursos Gratuitos Online Em Várias Áreas

A FGV — Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 150 cursos online e gratuitos em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *