Paraná Atualiza Cadastro Do Cartão Comida Boa

Cartão Comida BoaO Cartão Comida Boa, criado no âmbito do enfrentamento da pandemia, é programa de transferência de renda que oferece R$ 80 mensais por família. Os valores são para a compra de alimentos e itens de necessidade básica em estabelecimentos conveniados ao Governo do Paraná.

A partir da última semana de março de 2022 o programa entrará em uma nova etapa. Ela terá início já nesta segunda-feira (28). De acordo com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, que coordena Cartão Comida Boa, 61.491 devem ser incluídas no programa.

As novas famílias beneficiadas ficaram de fora da primeira etapa do programa, iniciada em dezembro de 2021. Elas vão ocupar o lugar das que deixaram de receber o recurso porque aderiram ao programa de transferência de renda do governo federal, o Auxílio Brasil.

As pessoas que serão inclusas foram selecionadas com base no CadÚnico. Assim, com base nos dados do cadastro federal as famílias de baixa renda foram identificadas e inclusas no programa. A cada três meses, é feita uma atualização da lista de pessoas inscritas.

Programa pioneiro no estado

O governador do Paraná Carlos Massa Junior (PSD) comentou sobre o programa à agência de notícias do Estado. “O Cartão Comida Boa é um projeto social que atende milhares de famílias humildes no Paraná, dando segurança alimentar para os paranaenses em todos os municípios”, disse. “Cada família recebe um cartão com um crédito para ir ao supermercado, na mercearia mais próxima da sua casa, e pode fazer uma compra de mantimentos básicos”, completou.

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, também comentou, à mesma agência, sobre a atualização. “O programa começou como um auxílio emergencial, durante a pandemia, e agora é permanente. Serve como um socorro para as famílias que estão em estado de pobreza e extrema pobreza”.

Veja mais informações: Cartão Comida Boa

Sobre o programa

O Comida Boa é um dos primeiros programas de transferência de renda do estado do Paraná. Ele funciona por meio de distribuição dos cartões a famílias de baixa renda. Essa distribuição é feita pelos órgãos de assistência social das prefeituras de cada município.

O programa objetiva contribuir para a erradicação da pobreza no Paraná, além garantir a segurança alimentar e a redução da desigualdade social. Até o momento, o investimento total já ultrapassa R$ 21,5 milhões. Ele deverá ser aumentado com novas inclusões de famílias.

Criado em 2021, o programa foi um dos vários criados por governos estaduais visando mitigar os efeitos socioeconômicos da pandemia.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Instituto Cacau Show

Veja As Oportunidades Sociais Do Instituto Cacau Show

Conheça as diversas oportunidades sociais que o Instituto Cacau Show proporciona aos interessados durante o …

Bolsa Família Cadastro e Atualização Em São Paulo

O Programa Bolsa Família já se faz presente auxiliando famílias e combatendo a pobreza desde …

Programa Mãe Cotiana Tem Inscrições Abertas

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está com inscrições abertas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *