Pará Abre Inscrições No Programa “Estágio Cidadão”

Mais de 300 vagas disponíveis

O MPPA (Ministério Público do Estado do Pará) recebe inscrições no Programa “Estágio Cidadão”. Este programa é resultado da parceria entre próprio MPPA e Seduc (Scretaria de Estado de Educação).

O programa está ofertando mais de 300 vagas de estágio aos alunos e alunas da rede pública estadual. Para participar, é preciso ter matrícula na 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. As inscrições para participar da iniciativa seguem até esta sexta-feira (26/05). Alunos e alunas com interesse devem procurar as secretarias das escolas.

10ª edição do programa

O projeto está chegando à sua décima edição. Desde o início, ele tem como objetivo contribuir para a transformação social. Atua, para isso, por meio do estímulo ao protagonismo juvenil nas mais diversas comunidades paraenses. O objetivo é tornar estudantes verdadeiros agentes transformadores dentro das escolas.

Programa "Estágio Cidadão" oferta mais de 300 vagas para estudantes da rede  pública | Agência Pará
Programa “Estágio Cidadão” oferta mais de 300 vagas para estudantes da rede pública | créditos: Agência Pará

Ao longo desse estágio não obrigatório, o ou a aprendiz recebe uma formação no âmbito do direito dentro do MPPA. A coordenadora de Fortalecimento da Gestão Democrática da Seduc, Giovana Costa, falou à Agência Pará de Notícias sobre o Estágio Cidadão. “É um momento muito importante para eles, que terão a oportunidade de um primeiro ofício, de estimular a aprendizagem e fortalecer seu vínculo com a escola e a família”, disse.

Processo seletivo

Depois de feita a inscrição, haverá uma seleção. Ela será dividida em algumas partes. Primeiramente, é feita a análise do histórico escolar. Ela é realizada pela Seduc. Em seguida, as pessoas que inscreveram passarão por uma uma redação avaliativa. Nesta edição do Estágio Cidadão, ela terá como tema “A participação democrática de jovens no Conselho Escolar”. A redação só realizada por alunas e alunos que atendam à análise do histórico escolar (média 7,0).

Finalmente, o ou a estudante passará por uma entrevista. Ela será individual ou em grupo, realizada por membros do Ministério Público do Pará.

Sobre o Estágio Cidadão

O Estágio Cidadão, além das atividades profissionais, visa garantir a formação de aluno cidadão/aluna cidadã. A ideia é que estudantes que passam pelo projeto tenham maior engajamento social. Desde 2014, passaram pelo Programa, 1.627 estudantes.

O estágio tem duração de 12 meses, que pode ser renovado por igual período. Ao longo dele, são realizadas atividades que possibilitam a integração e a participação social. Entre elas estão:

  • participação nas reuniões dos conselhos municipais de direito;
  • uso das novas tecnologias;
  • compreensão das relações do mundo do trabalho,
  • planejamento, organização e, principalmente, participação de ações promovidas pelo MP acerca de noções de Direitos Constitucionais e legislação

O Estágio Cidadão oferece bolsa financeira no valor de R$ 900,00 reais, mais vale transporte.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Encceja/ reprodução

Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário Para 2024

Inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – …

Concurso Federal Para Os Correios

Acompanhe Concurso Dos Correios 2024 Para Médio e Superior

Os Correios estão se preparando para a realização de um Concurso 2024 para preencher 5 mil …

Programa Acredita crédito para melhorar a vida das pessoas

Programa Acredita é Lançado Pelo Governo Federal

O Governo Federal lançou em 22/04 o Programa Acredita, com o objetivo de gerar emprego …

2 comments

  1. MARIZETE lima

    Sobre estágio cidadão. Na escola estadual Madre Celeste em ananindeua não teve divulgação do programa e A direcao inscreveu somente quem ela quiZ. E segunda a secretaria esta relação tava pronta desse 2022. Indignada.

  2. Maria Helena

    O colégio salesiana do trabalho não divulgou o projeto estagio cidadão e quando fui perguntar na secretaria da escola, fui informada que era no site, mas não souberam informar qual o site, sendo que todos os sites avisam que a inscrição será feita na escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *