Órfãos Da Covid-19 Têm Programa De Proteção Social No DF

Órfãos Da Covid-19 Tem Programa De Proteção SocialFoi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODG), na última segunda-feira (30/05), a regulamentação da lei 7.143/2022. Ela estabelece diretrizes para que seja implantado programa de apoio a crianças e adolescentes que perderam os pais em decorrência da Covid-19.

A regra aplica-se também quando há o falecimento de apenas um deles. Neste caso, as ações de apoio acontecerão quando caracterizada a relação de dependência econômica na responsabilidade de criação do menor.

O apoio fornecido pelo governo distrital irá se materializar de diversas maneiras. Haverá, por exemplo, acompanhamento psicológico e social da criança e adolescente. A lei estabelece ainda que os órfãos terão direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício será pago até que o(a) em questão atinja a maioridade civil. O recurso deve ser depositado em conta específica para essa finalidade. É garantido que o(a) menor tenha acesso direto ao dinheiro.

Por fim, o(a) menor também deve receber oportunidades de acesso aos programas de aprendizagem. Assim, o programa visa garantir a quem perdeu pais pela covid o acesso à qualificação profissional, estágios ou quaisquer outras oportunidades de emprego. Em todas essas situações, as legislações federal e distrital devem ser observadas.

Público alvo

A lei destina o apoio a crianças de até 12 anos e adolescentes entre 12 e 18 anos. Além disso, define aqueles grupos considerados prioritários. Assim sendo, os atendimentos se darão prioritariamente para o público em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

O programa deve garantir acesso prioritário a diversos serviços e benefícios socioassistenciais. Sobretudo as ações incluídas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Dessa forma, as ações articulam políticas públicas de saúde, cultura, esporte, educação, emprego e renda.

Tramitação

A norma é oriunda do PL 2206/2021 apresentado pela deputada Arlete Sampaio (PT). Durante sua tramitação, recebeu emenda substitutiva de autoria da parlamentar petista e do deputado Eduardo Pedrosa. A proposta foi aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Porém, foi vetada pelo governador distrital Ibaneis Rocha (MDB). Apesar disso, o veto foi derrubado pela CLDF e a lei entrou em vigor.

A Covid-19 causou mais de 665 mil óbitos confirmados no Brasil. Algumas estimativas apontam que tais números podem ser ainda maiores, dada a subnotificação de casos e mortes. O  país, assim, tem a triste marca de ser o segundo no mundo em número de mortos, atrás dos Estados Unidos.

Hoje, o Brasil está próximo de alcançar marca de 31 milhões de casos confirmados. Desde o início da pandemia, o DF registou 11690 óbitos. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 113 mil menores de idade brasileiros perderam o pai, a mãe ou ambos para a Covid-19 entre março de 2020 e abril de 2021.

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vagas Abertas Na Rede De Lojas Magazine Luiza Pelo Brasil

Magazine Luiza Abre Vagas De Emprego Em Todo O Brasil

O Magazine Luiza, uma das maiores empresas do mercado brasileiro, acaba de abrir um novo …

Cursos Gratuitos Da Nestlé Gastronomia

Nestlé Oferece Curso Gratuito De Gastronomia

A Nestlé está com inscrições abertas para Curso Gratuito De Gastronomia. Trata-se de uma formação …

Encceja/ reprodução

Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário Para 2024

Inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *