O Que Muda Quando Se Reajusta O Salário Mínimo? Entenda

A partir do dia 1º de maio, como tradicionalmente ocorre, o salário mínimo será reajustado no Brasil. Seu valor atualizado vai para R$ 1.320, 00. Durante os governos Temer e Bolsonaro, havia um reajuste conforme a inflação do ano anterior. Agora, sob o governo Lula, a política federal de reajustes levou em consideração a reposição inflacionária e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). É o chamado “aumento real”.

A informação foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 16 de fevereiro desse ano. Ele foi feito durante entrevista à CNN Brasil. Depois disso, foi reforçada em uma postagem no perfil oficial do presidente no Twitter:

A fala do presidente Lula sobre o aumento do mínimo pode ser vista aqui:

O aumento do mínimo, como sabemos, sempre mexe com expectativas de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil. Contudo, o que muda com o reajuste? Mais que óbvio aumento esperado no rendimento mensal das pessoas, também há uma série de mudanças que ocorrem sempre que o mínimo aumenta.

Aqui, explicamos uma das mais importantes.

Salário dos trabalhadores e das trabalhadoras

Talvez o impacto mais direto seja aquele que as pessoas sentem direto no bolso. Nesse caso, contratos de trabalho cuja remuneração seja vinculada ao mínimo passam por reajustes. Conforme legislação, não é lícito que pessoas trabalhem por menos que o valor do salário mínimo. Regimes de trabalho cuja remuneração também é vinculada ao salário mínimo também variam, como estágios ou Jovem Aprendiz.

Contribuição dos Microempreendedores Individuais (MEIs)

A Contribuição dos Microempreendedores Individuais (MEIs) é calculada conforme o valor do salário mínimo. Assim sendo, em 2023, ela foi reajustada em 7,43%, passando para R$ 65,10.

Cálculos de aposentadorias e tabela do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Benefícios do INSS são calculados com base no salário mínimo. Isso vale, por exemplo, para pensões, aposentadorias e outros benefícios do instituto.

Seguro-desemprego

O seguro desemprego é calculado tendo como base o salário mínimo. Seu valor também é reajustado quando o salário mínimo tem seu valor alterado.

Pagamento de auxílios como Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Assim como benefícios do INSS, aqueles relacionados ao BPC também variam de acordo com o mínimo. O reajuste também implica na mudança de seus valores.

Abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)

Tanto o cálculo (importante no sentido de definir quem recebe e tem direito a receber o abono) quanto os seus valores são reajustados com o reajuste do mínimo. É preciso ter em vista esses números para todo o cálculo dos benefícios.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *