loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

O Que Muda Quando Se Reajusta O Salário Mínimo? Entenda

A partir do dia 1º de maio, como tradicionalmente ocorre, o salário mínimo será reajustado no Brasil. Seu valor atualizado vai para R$ 1.320, 00. Durante os governos Temer e Bolsonaro, havia um reajuste conforme a inflação do ano anterior. Agora, sob o governo Lula, a política federal de reajustes levou em consideração a reposição inflacionária e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). É o chamado “aumento real”.

A informação foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 16 de fevereiro desse ano. Ele foi feito durante entrevista à CNN Brasil. Depois disso, foi reforçada em uma postagem no perfil oficial do presidente no Twitter:

A fala do presidente Lula sobre o aumento do mínimo pode ser vista aqui:

O aumento do mínimo, como sabemos, sempre mexe com expectativas de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil. Contudo, o que muda com o reajuste? Mais que óbvio aumento esperado no rendimento mensal das pessoas, também há uma série de mudanças que ocorrem sempre que o mínimo aumenta.

Anúncio

Aqui, explicamos uma das mais importantes.

Salário dos trabalhadores e das trabalhadoras

Talvez o impacto mais direto seja aquele que as pessoas sentem direto no bolso. Nesse caso, contratos de trabalho cuja remuneração seja vinculada ao mínimo passam por reajustes. Conforme legislação, não é lícito que pessoas trabalhem por menos que o valor do salário mínimo. Regimes de trabalho cuja remuneração também é vinculada ao salário mínimo também variam, como estágios ou Jovem Aprendiz.

Contribuição dos Microempreendedores Individuais (MEIs)

A Contribuição dos Microempreendedores Individuais (MEIs) é calculada conforme o valor do salário mínimo. Assim sendo, em 2023, ela foi reajustada em 7,43%, passando para R$ 65,10.

Cálculos de aposentadorias e tabela do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Benefícios do INSS são calculados com base no salário mínimo. Isso vale, por exemplo, para pensões, aposentadorias e outros benefícios do instituto.

Seguro-desemprego

O seguro desemprego é calculado tendo como base o salário mínimo. Seu valor também é reajustado quando o salário mínimo tem seu valor alterado.

Pagamento de auxílios como Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Assim como benefícios do INSS, aqueles relacionados ao BPC também variam de acordo com o mínimo. O reajuste também implica na mudança de seus valores.

Abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)

Tanto o cálculo (importante no sentido de definir quem recebe e tem direito a receber o abono) quanto os seus valores são reajustados com o reajuste do mínimo. É preciso ter em vista esses números para todo o cálculo dos benefícios.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *