Dataprev Libera Consulta De Reprocessamento Do PIS/Pasep

A Dataprev disponibiliza a partir desta quarta-feira (05/04) a consulta do PIS/Pasep para quem teve o abono reprocessado. De acordo com o órgão, mais de 2,7 milhões podem ter o pagamento retroativo liberado neste mês de abril.

O reprocessamento feito pela Dataprev foi motivado pelos impedimentos de elos PIS/Pasep. Houve vários casos do tipo registrados no abono a ser pago a muitas pessoas que tem direito. Elas receberam a seguinte mensagem quando foram checar seu benefício:

“O seu Abono Salarial será reprocessado. A partir de 05/04/2023 verifique novamente se você terá direito ao benefício”

Ela aparecia no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Nele, além de alguns outros mecanismos, é possível verificar informações sobre o benefício.

De acordo com a Dataprev, o erro de elos PIS/Pasep acontece quando existe mais de uma inscrição do benefício. Ele pode ocorrer, por exemplo, por causa de informações divergentes prestadas pelas empresas. Daí, diante dessas divergências, os dados não batem com as bases de dados da Receita Federal. Nesse caso, ocorre um erro que precisa ser corrigido pela Receita.

Resolvendo o problema do erro por impedimento elos PIS/Pasep

A boa notícia é que para resolver o problema do impedimento por elos do PIS/Pasep não é preciso fazer nenhuma correção. Isso porque o próprio reprocessamento feito pela Dataprev deverá sanar todas as pendências.

Segundo a empresa, a consulta ao resultado do reprocessamento ficará disponível a partir do dia 5 de abril, quarta-feira). Aquelas pessoas que ainda não tiverem o pagamento aprovado poderão solicitar recurso a partir do mesmo dia.

A consulta, bem como o recurso em relação a possível não aprovação, deve ser feita nos canais de atendimento. Podem ser nos do Ministério do Trabalho e Emprego, por exemplo. Também podem ser solicitadas informações nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.

Outra opção de pedido de informações é pelo e-mail [email protected]. Nesse caso, os dígitos “uf ” devem ser substituídos pela sigla do Estado de domicílio da pessoa que solicita informações.

Formas de consultar o abono PIS/Pasep online ou por telefone

Existem diversas maneiras de consultar o pagamento do abono salarial PIS/Pasep. Existem formas de fazer a consulta pela internet ou por telefone. São elas:

Cabe lembrar que a consulta liberada neste dia 05/04 se refere ao reprocessamento. O calendário de pagamentos do abono segue seu fluxo normal, sendo retomado no próximo dia 17/04.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *