No Rio De Janeiro O Governo Oferta Programa De Educação Ambiental Para Jovens e Tem Bolsa

No Rio Programa De Educação Ambiental Tem Bolsa Para Jovens

No Rio De Janeiro O Governo Oferta Programa De Educação Ambiental Para Jovens e Tem BolsaO Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, na última semana, os primeiros núcleos do Ambiente Jovem. Trata-se, segundo a administração estadual, do maior programa de educação ambiental do Brasil. Ao todo, doze núcleos começaram a operar. Eles ficam nas cidades de Areal, Carapebus, Paty do Alferes, São Fidélis, Macaé, Quatis, Cardoso Moreira, Resende, Rio Bonito, Três Rios, São Pedro da Aldeia e Queimados.

O programa Ambiente Jovem é uma iniciativa voltada para jovens de 16 a 24 anos. Terá como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades onde estão localizados os núcleos.

Advertisements

Ao todo, estão previstos 120 núcleos em áreas de vulnerabilidade social. Eles estarão distribuídos em todo o território fluminense. Haverá, no âmbito do programa, atividades e cursos de capacitação em diversos temas pertinentes à educação ambiental. Além disso, as pessoas participantes receberão uma bolsa mensal de 200 reais, que será vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.

“É uma alegria imensa poder ver estes jovens reunidos por uma causa tão importante e dentro de uma iniciativa de impacto positivo. Estes futuros agentes ambientais têm uma grande missão pela frente, e a Seas está ativa e operante na orientação e apoio à causa“, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

Advertisements

A meta do programa é abranger cerca de 6 mil jovens de todo o estado do Rio de Janeiro.

Inscrições e informações sobre o programa

As inscrições serão feitas por internet, pelo site www.ambientejovem.com.br/.

Advertisements

De acordo com o governo fluminense, o Ambiente Jovem irá favorecer a inserção das pessoas beneficiadas no mercado de trabalho formal. Contudo, o programa não resume a isso. O programa também desenvolverá uma visão empreendedora entre jovens ao longo das atividades desenvolvidas.

A ideia é desenvolver junto ao público possibilidades e alternativas de geração de renda. Além disso, um dos objetivos é o aumento na qualidade de vida das envolvidos e de suas comunidades. O objetivo central é que obtenham autonomia na geração de melhorias na qualidade de vida das comunidades.

É esperado que o público atendido, por meio dos incentivos e orientações recebidas, possam ter acesso mais rápido ao emprego formal. Juntamente com isso, abrindo oportunidades de descobertas no âmbito do micro empreendedorismo.

Ciclo básico de capacitação

O programa funcionará com unidades chamadas Núcleo de Pertencimento (NUP). Cada um deles será composto por 2 turmas de 25 alunos e alunas. Durante os primeiros 60 dias, haverá imersão das pessoas participantes em conhecimentos gerais de educação para sustentabilidade e cidadania.

Mais informações, no site do programa.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Enem 2022

ENEM 2022 Isenção Da Taxa Edital 2022 e O Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2022 e agora em Março Edital …

Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e …

Cartier Incentivo Social

Cartier Vai Eleger o Melhor Empreendedorismo Feminino No Mundo

A partir do dia 16 de maio, a Cartier começará a receber inscrições para seu …