No Rio Programa De Educação Ambiental Tem Bolsa Para Jovens

No Rio De Janeiro O Governo Oferta Programa De Educação Ambiental Para Jovens e Tem BolsaO Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, na última semana, os primeiros núcleos do Ambiente Jovem. Trata-se, segundo a administração estadual, do maior programa de educação ambiental do Brasil. Ao todo, doze núcleos começaram a operar. Eles ficam nas cidades de Areal, Carapebus, Paty do Alferes, São Fidélis, Macaé, Quatis, Cardoso Moreira, Resende, Rio Bonito, Três Rios, São Pedro da Aldeia e Queimados.

O programa Ambiente Jovem (Bolsas de Estudos) é uma iniciativa voltada para jovens de 16 a 24 anos. Terá como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades onde estão localizados os núcleos.

Ao todo, estão previstos 120 núcleos em áreas de vulnerabilidade social. Eles estarão distribuídos em todo o território fluminense. Haverá, no âmbito do programa, atividades e cursos de capacitação em diversos temas pertinentes à educação ambiental. Além disso, as pessoas participantes receberão uma bolsa mensal de 200 reais, que será vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.

“É uma alegria imensa poder ver estes jovens reunidos por uma causa tão importante e dentro de uma iniciativa de impacto positivo. Estes futuros agentes ambientais têm uma grande missão pela frente, e a Seas está ativa e operante na orientação e apoio à causa“, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

A meta do programa é abranger cerca de 6 mil jovens de todo o estado do Rio de Janeiro.

Veja o vídeo sobre este assunto no Canal Programas Sociais BR e de seu Like e se inscreva para receber outras oportunidades:

Inscrições e informações sobre o programa

As inscrições serão feitas por internet, pelo site www.ambientejovem.com.br/.

De acordo com o governo fluminense, o Ambiente Jovem irá favorecer a inserção das pessoas beneficiadas no mercado de trabalho formal. Contudo, o programa não resume a isso. O programa também desenvolverá uma visão empreendedora entre jovens ao longo das atividades desenvolvidas.

A ideia é desenvolver junto ao público possibilidades e alternativas de geração de renda. Além disso, um dos objetivos é o aumento na qualidade de vida das envolvidos e de suas comunidades. O objetivo central é que obtenham autonomia na geração de melhorias na qualidade de vida das comunidades.

É esperado que o público atendido, por meio dos incentivos e orientações recebidas, possam ter acesso mais rápido ao emprego formal. Juntamente com isso, abrindo oportunidades de descobertas no âmbito do micro empreendedorismo.

Ciclo básico de capacitação

O programa funcionará com unidades chamadas Núcleo de Pertencimento (NUP). Cada um deles será composto por 2 turmas de 25 alunos e alunas. Durante os primeiros 60 dias, haverá imersão das pessoas participantes em conhecimentos gerais de educação para sustentabilidade e cidadania.

Mais informações, no site do programa.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Gratuitos Graduação Univesp

Univesp Oferta Vagas Em Novos Cursos Gratuitos Para 2024

A Univesp Universidade Virtual do Estado de São Paulo — oferta vagas para cursos gratuitos …

Cursos Técnicos Da Unesp

Unesp Abre Milhares De Vagas Em Cursos Gratuitos 2024

A Unesp — Universidade Estadual de São Paulo — abriu as inscrições para cinco Cursos …

Avamec Cursos Técnicos Do MEC

MEC Avamec Oferece Mais DE 200 Cursos Gratuitos Online

O MEC — Ministério da Educação —  está oferecendo mais de 200 Cursos Gratuitos e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *