Na Bahia Programa Mais Futuro Terá Inscrições Abertas Em 2024

As inscrições para o Edital 2024 (EM BREVE) do Programa Mais Futuro estarão abertas em breve. O programa é desenvolvido pela SEC (Secretaria da Educação do Estado), e deverá ter inscrições no decorrer de 2024.

Como funciona o programa Mais Futuro, do governo estadual da Bahia?

O Mais Futuro disponibiliza um auxílio permanência para estudantes com matrícula em cursos de graduação presencial nas quatro universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UESB e UEFS). Para participar do programa, a pessoa interessada não pode ter concluído nenhum outro curso de nível superior. Além disso, é preciso estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Essa classificação deverá ser comprovada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

José Carlos Sodré, coordenador do programa pela SEC, falou sobre o programa na agência de notícias do Estado da Bahia. “Só com o Mais Futuro é possível aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica concluírem os estudos e darem um novo rumo às suas vidas, entrando no mercado de trabalho mais qualificado”, disse.

Segundo o secretário, o programa Mais Futuro significa, para várias pessoa, a única renda fixa das famílias. Dessa maneira, a ação reforça um compromisso do governo estadual da Bahia em fortalecer a política estadual de assistência e permanência estudantil. “Queremos aperfeiçoar cada vez mais o programa, realizando o acompanhamento aos estudantes em parcerias com as universidades, viabilizando o acesso ao Ensino Superior às famílias carentes”, explica.

Novo edital 2024 Em Breve

O novo edital foi publicado no final do mês de junho, no Diário Oficial do Estado da Bahia. Ele atende à solicitação de estudantes e de lideranças acadêmicas das principais instituições da Bahia. Isso foi manifestado por meio das representações em reuniões com os gestores das secretarias de governo.

Há expectativa de um aumento do número de inscrições. Assim, há uma estimativa de cerca de seis mil estudantes a mais nessa edição em relação à anterior.

Podem receber o auxílio estudantes com matrícula nas universidades públicas estaduais, considerando as matrículas do primeiro e segundo semestres letivos do ano em curso.

O programa foi criado em 2017. Desde então, o Mais Futuro já atendeu 25 mil estudantes das quatro universidades estaduais. Toda foram conforme o Perfil Assistência, o que corresponde, atualmente, a ¼ das pessoas que ingressaram nos últimos seis anos.

Inscrições até 01/08

Cada estudante que more a até 100 km do campus de matrícula recebe o auxílio-permanência no valor de R$ 300,00 ao longo do período letivo. No caso, esse valor é para quem se enquadre no Perfil Básico. No caso de estudante que resida a uma distância superior a 100 km do campus de matrícula, e tenha precisado mudar de domicílio para frequentar o curso, se enquadrará no Perfil Moradia. Nesse caso, receberá o valor de R$ 600,00 por 12 meses.

As inscrições estão abertas até o dia 01/08, no site maisfuturo2.educacao.ba.gov.br/acessoestudante.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Do Instituto Federal

Instituto Federal Baiano Abre Novos Cursos Gratuitos

O Instituto Federal Baiano sem oferece diversas vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Esses Cursos Técnicos …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Liceu de Ofícios/ Créditos: Guia de Curitiba

Liceu De Ofícios De Curitiba Abre Milhares De Vagas Em Cursos

O programa Liceu de Ofícios e Inovação, da FAS —Fundação de Ação Social, abriu inscrições …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *