Mutirão Online De Renegociação De Dívidas Com Bancos

O Brasil bate constantemente recordes de endividamento das famílias. Atualmente, são 70,1 milhões de inadimplentes existentes hoje no país. Contudo, essas pessoas têm a oportunidade de renegociar suas dívidas, feitas com bancos e financeiras.

Isso porque durante todo o mês de março, haverá o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O Mutirão é promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o BCB (Banco Central do Brasil), a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e os Procons de todo o país.

Mutirão para limpar o nome: banner da campanha do Mutirão febraban que acontece de 1 a 31 de março de 2023 para negociar dividas e contas atrasadas com bancos
Mutirão para limpar o nome: banner da campanha do Mutirão febraban que acontece de 1 a 31 de março de 2023 para negociar dividas e contas atrasadas com bancos/ Reprodução

A partir desta quarta-feira (01/03), várias dessas dívidas podem ser negociadas. Estão contempladas pelo Mutirão dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades. Só não estão inclusas àquelas dívidas em que algum bem foi dado em garantia. A campanha vai até o dia 31 de março.

Como fazer a renegociação?

Cabe reforçar, inicialmente, que a campanha se refere a dívidas com bancos e instituições financeiras. Assim, antes de tudo, cabe dizer que outros tipos de dívida, que não as com bancos e financeiras, não estão inclusas no Feirão.

Dito isso, o primeiro passo é confirmar o valor da dívida com o banco ou financeira. Isso deve ser feito no site Registrato. Já explicamos, neste post, um passo a passo sobre como conferir seu nome no Registrato. Entrando no Registrato, utilizando o login da plataforma Gov.br, será possível acessar o SCR (Relatório de Empréstimos e Financiamentos. Trata-se da lista de dívidas em nome do consumidor junto às instituições financeiras.

Ciente de que a dívida existe e qual seu valor, aí já será possível fazer a renegociação via Mutirão.

Depois, para fazer a negociação, o cliente pode procurar diretamente o banco ou financeira que é seu credor. No site do Mutirão, estão disponíveis todos os canais institucionais para se fazer a negociação. O endereço é o www.meubolsoemdia.com.br/Materias/mutirao-da-negociacao.

Portal do Consumidor

Outra possibilidade de participar do Mutirão de Negociação e Educação Financeira é pelo Portal do Consumidor, acessível no endereço www.consumidor.gov.br/. Uma vez nele, basta fazer login com dados do portal Gov.br e fazer a renegociação.

Esse portal é um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos. Atua, assim, como um mediador para situações de conflito entre consumidores e consumidoras com empresas. Entre essas situações, encontram-se as dívidas.

O tutorial abaixo mostra como acessar o Consumidor.gov.br, encontrar a instituição e abrir o seu pedido de negociação.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Acompanhe Vagas De Emprego e Jovem Aprendiz Mineradora Morro Do Ipê MG

As oportunidades de emprego e Jovem Aprendiz estão surgindo com mais opções na região das …

Programa Mães De Pernambuco Libera Calendário

O programa Mães de Pernambuco foi criado visando auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade financeira …

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *