O Brasil bate constantemente recordes de endividamento das famílias. Atualmente, são 70,1 milhões de inadimplentes existentes hoje no país. Contudo, essas pessoas têm a oportunidade de renegociar suas dívidas, feitas com bancos e financeiras.
Isso porque durante todo o mês de março, haverá o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O Mutirão é promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o BCB (Banco Central do Brasil), a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e os Procons de todo o país.
A partir desta quarta-feira (01/03), várias dessas dívidas podem ser negociadas. Estão contempladas pelo Mutirão dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades. Só não estão inclusas àquelas dívidas em que algum bem foi dado em garantia. A campanha vai até o dia 31 de março.
Como fazer a renegociação?
Cabe reforçar, inicialmente, que a campanha se refere a dívidas com bancos e instituições financeiras. Assim, antes de tudo, cabe dizer que outros tipos de dívida, que não as com bancos e financeiras, não estão inclusas no Feirão.
Dito isso, o primeiro passo é confirmar o valor da dívida com o banco ou financeira. Isso deve ser feito no site Registrato. Já explicamos, neste post, um passo a passo sobre como conferir seu nome no Registrato. Entrando no Registrato, utilizando o login da plataforma Gov.br, será possível acessar o SCR (Relatório de Empréstimos e Financiamentos. Trata-se da lista de dívidas em nome do consumidor junto às instituições financeiras.
Ciente de que a dívida existe e qual seu valor, aí já será possível fazer a renegociação via Mutirão.
Depois, para fazer a negociação, o cliente pode procurar diretamente o banco ou financeira que é seu credor. No site do Mutirão, estão disponíveis todos os canais institucionais para se fazer a negociação. O endereço é o www.meubolsoemdia.com.br/Materias/mutirao-da-negociacao.
Portal do Consumidor
Outra possibilidade de participar do Mutirão de Negociação e Educação Financeira é pelo Portal do Consumidor, acessível no endereço www.consumidor.gov.br/. Uma vez nele, basta fazer login com dados do portal Gov.br e fazer a renegociação.
Esse portal é um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos. Atua, assim, como um mediador para situações de conflito entre consumidores e consumidoras com empresas. Entre essas situações, encontram-se as dívidas.
O tutorial abaixo mostra como acessar o Consumidor.gov.br, encontrar a instituição e abrir o seu pedido de negociação.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!