Programa Vem Ser Ação Esportiva

Ministério da Cidadania divulga o Programa Vem Ser!

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, lançou o Programa Vem Ser!. Trata-se de um programa que é voltado sobretudo a crianças e adolescentes entre oito e 17 anos. Através de diversas iniciativas, o programa visa propiciar o desenvolvimento integral dos alunos.  Será uma ação baseada no princípio de inclusão social, com uma metodologia focada na iniciação esportiva.

O Programa Vem Ser! deverá ser executado em escolas ou espaços comunitários, públicos ou privados. A ideia é que suas ações sejam desenvolvidas no contraturno ou como complemento das atividades escolares. Os núcleos esportivos do programa são projetados para 100 crianças e adolescentes, com 25 alunos por turma.

Advertisements

Serão quatro horas semanais (16 horas/aula por mês) para cada grupo. A expectativa é que ele seja implementado ao longo de 2022.

Os núcleos serão viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) da Secretaria Especial do Esporte e governos estaduais, municipais e do Distrito Federal. Além desses órgãos e entes federativos, participam da iniciativa instituições públicas federais de ensino e Organizações da Sociedade Civil (OSC). O programa ainda conta com aportes financeiros próprios do Ministério da Cidadania ou por meio de emendas parlamentares.

Advertisements

Veja a notícia: www.gov.br/pt-br/ministerio-da-cidadania-lanca-o-programa-vem-ser.

Inversão da pirâmide

Um dos pilares do Programa Vem Ser! é fazer uma “inversão de pirâmide” nas políticas públicas do esporte brasileiro, que no caso consiste em focar na formação esportiva escolar como base. Dessa forma, será possível que mais crianças e adolescentes tenham acesso inicial a uma formação esportiva.

Advertisements

Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 81% dos adolescentes não atingem as recomendações de 300 minutos de atividades físicas mínimas durante a semana, o recomendável para essa faixa etária. Diante disso, o Vem Ser! poderá cobrir essa lacuna importante no tocante à saúde dos jovens em formação escolar.

Valores

Além da iniciação esportiva, um dos objetivos do Programa Vem Ser! é ressaltar entre os participantes alguns valores importantes para uma formação cidadã. Assim, haverá iniciativas norteadas em princípios como amizade, respeito, excelência e amor. A ideia é que no âmbito do programa esses valores sejam desenvolvidos entre os alunos em idade escolar.

De modo, o que se visa é que o resultado final contribua no crescimento individual dos alunos como um todo. Assim, o programa não se limita apenas  às atividades esportivas, mas também foca na construção de noções sólidas de cidadania.

O Ministério da Cidadania, criador do programa, divulgou um vídeo informativo a respeito do programa:

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Vale-Gás Para Família de Baixa Renda

Veja Como Funciona o Vale Gás No Rio De Janeiro

O governo do estado do Rio de Janeiro vai começar no fim do mês de …

Certificado Pelo Conecte SUS

RS Exigirá Passaporte Vacinal a Partir De 18 De Outubro

No estado Rio Grande do Sul, na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, entra em …

Veja como receber e sacar o dinheiro do PIS-PASEP

10,6 milhões Podem Sacar PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal (CEF) informou nesta quinta-feira (14) que o fundo do PIS/Pasep tem …