MCMV Calamidades é Lançado Pelo Governo Federal

O Governo Brasileiro anunciou uma nova versão do seu principal Programa Habitacional, o Minha Casa Minha Vida. Agora, haverá o MCMV Calamidades (Minha Casa Minha Vida Calamidades), que é uma modalidade destinada especificamente a municípios atingidos por catástrofes naturais. O programa visa à construção e melhoria de unidades habitacionais em áreas rurais desses municípios.

Assim, localidades afetadas por catástrofes naturais poderão ser beneficiadas pelo MCMV Calamidades. Cabe sublinhar que o ano de 2023 foi o ano mais quente da história. Em grande parte, devido ao processo do aquecimento global, que vem afetando todo o mundo. No Brasil, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o litoral paulista e algumas cidades do Nordeste, como o Recife, passaram por grandes tragédias climáticas.

Por isso, o MCMV Calamidades será importante como medida de mitigação de efeitos da crise climática no Brasil. Assim, explicamos melhor como o programa irá funcionar.

MCMV Calamidades: programa no início

O MCMV Calamidades está em seus estágios iniciais. Contudo, especialistas consideram que o programa tem o potencial de beneficiar milhares de famílias em todo o Brasil. Muitas famílias são deslocadas de suas casas devido a desastres naturais, infelizmente cada vez mais frequentes.

Além disso, espera-se que o MCMV Calamidades também pode ter um impacto econômico dos mais importantes. A expectativa é que ele gere empregos na construção civil, estimulando a economia local nas áreas afetadas. Dessa maneira, o programa também promete ajudar na recuperação econômica de áreas afetadas.

Detalhes

Os detalhes específicos do MCMV Calamidades ainda serão divulgados. Assim, serão ainda divulgados os critérios de elegibilidade, além de limites de financiamento e prazos de conclusão. No entanto, o anúncio já gera bastante expectativa para o programa.

O lançamento ocorre na cidade gaúcha de Muçum

O lançamento oficial do MCMV Calamidades aconteceu na cidade de Muçum, no Rio Grande do Sul. Este município foi gravemente atingido por enchentes em setembro de 2023. O evento contou com a presença de autoridades do Governo Federal. Entre elas, estavam os ministros Jader Filho (Cidades) e Paulo Pimenta (Comunicação Social).

A escolha dos ministros, além do envolvimento do primeiro com a pasta das cidades, o segundo começou sua carreira política no Rio Grande do Sul.

Assim, o MCMV Calamidades visa trazer uma solução para as áreas gravemente afetadas por desastres naturais. Esses eventos catastróficos, além de causar perdas materiais, afetam drasticamente a qualidade de vida das populações atingidas.

Diante disso, o Governo Federal espera que, com essa iniciativa, possa contribuir na reconstrução e melhoria das moradias nas regiões mais afetadas.

A portaria nº 173, do Ministério das Cidades, pode ser lida no endereço in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcid-n-173-de-27-de-fevereiro-de-2024.

Acompanhe o canal do Governo Federal do Minha Casa Minha Vida para saber mais e se você não tiver o CadÚnico poderá faze-lo CadÚnico (veja como fazer Aqui) somente na busca por moradia digna.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Ser Luverdense Habitação Beneficia Famílias No MT

O programa Ser Luverdense Habitação se consolidou como um dos melhores programas habitacionais do Mato …

Programa Entrada Moradia é Lançado No Ceará

Ocorre nessa segunda-feira (27/05) o lançamento do programa Entrada Moradia. Trata-se de uma ação habitacional …

Quais Critérios Dá Direito Ao Amazonas Meu Lar e Baixe o App

Programa Habitacional Amazonas Meu Lar oferece critérios de pontos para a obtenção de moradia O …