O governo de Mato Grosso do Sul lança nesta quarta-feira (04/10) o Programa Cuidar de Quem Cuida. A ação, do poder público do MS, tem como objetivo ajudar quem cuida de pessoas com deficiência. Visa promover a dignidade de pessoas mediante pagamento de benefício social a cuidadores e cuidadoras.
Pelo Cuidar de Quem Cuida, o governo do MS auxiliará cuidadores e cuidadoras de pessoas com deficiência que não recebam remuneração. A ação visa a melhoria da qualidade de vida de famílias vulnerabilizadas pela pobreza e exclusão social.
A previsão é que cada cuidador ou cuidadora, obedecendo aos critérios estabelecidos no projeto, receba R$ 900,00 por mês. O projeto de lei que estabelece o Cuidar de Quem Cuida será enviado à Assembleia Legislativa do MS.
Quem poderá se beneficiar com o novo auxílio no MS?
Dados levantados pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) estimam que pelo menos 2 mil pessoas no MS estariam aptas para receber o benefício. Devem ser beneficiadas diversas famílias que possuem membros que cuidem de pessoas com deficiência de maneira não remunerada.
Informações da Sead esclarecem que o benefício tem como público principal os cuidadores e cuidadoras de pessoas com dependência grau 2 e 3. Explicamos aqui como funcionam esses graus de dependência, fundamentais para saber se poderá receber o benefício.
Graus de dependência de pessoas com deficiência
O grau de dependência nível 2 se aplica para pessoas com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária. Trata-se de cuidados como alimentação, mobilidade e higiene. Nesse caso, a dependência no autocuidado ocorre sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.
O grau de dependência nível 3 abrange pessoas com deficiência que requeiram assistência em todas as atividades. Nesse caso, abrange todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.
Como será a procura das famílias para o auxílio?
A coordenação do Cuidar de Quem Cuida explicou que após a publicação da lei, a Sead iniciará um processo de visitas. Ele irá ocorrer de outubro a dezembro. As buscas serão feitos com base nos dados do CadÚnico com o objetivo de verificar in loco a elegibilidade de cuidadores e cuidadoras. Assim, será feito o cadastro e incluídas pessoas no benefício social.
Mesmo depois desse período, ficará disponível no site da secretaria para que cuidadores e cuidadoras se cadastrem no programa. No site, veja os Banners do Programa(s): www.sead.ms.gov.br.
O cadastro no CadÚnico será o principal critério para elegibilidade no programa. Por isso é reforçada a importância de manter os dados atualizados no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Ao longo da realização do programa, cada cuidador ou cuidadora, além da pessoa sob sua responsabilidade, serão acompanhados por equipe multidisciplinar da Sead.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!