A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) tem o Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo. Trata-se de uma importante iniciativa na capital de Alagoas. Ela visa oferecer suporte e tratamento para pessoas que desejam abandonar o vício do tabaco “Cigarro Nunca Mais”. Falamos aqui um pouco sobre ela.
Núcleos distribuídos do programa
Atualmente, o Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo conta com seis núcleos distribuídos por Maceió. São eles:
- II Centro de Saúde (Poço)
- Sede da Secretaria Municipal de Saúde, no SASS – Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Centro)
- Centro Universitário Cesmac, no Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota (Farol)
- Unidade de Referência em Saúde (URS) João Paulo II (Jacintinho)
- Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes)
- Hospital Universitário (Cidade Universitária).
O programa está lotado na Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde. Quem tiver interesse em abandonar o tabagismo pode procurar qualquer um dos núcleos. É preciso levar documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS.
Na chegada a algum dos núcleos, a equipe realizará um acolhimento e cadastrará a pessoa. Serão coletadas informações relevantes e, assim, será iniciado o tratamento.
Tratamento oferecido pelo SUS
O tratamento oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e conectado ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Ele inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, que pode ser tanto individual quanto em grupo. Além disso, pode disponibilizar terapia medicamentosa caso for necessário.
A ação dos núcleos em Maceió ocorre com base no protocolo clínico estabelecido pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer). Além disso, age em parceria com o Ministério da Saúde.
Profissionais capacitados nos núcleos de Maceió
É importante frisar que existe um protocolo clínico para tratamento de tabagismo. Todo profissional que atua no tratamento deve ser capacitado de acordo com essas diretrizes. E isso ocorre com cada profissional dos núcleos distribuídos em Maceió.
Os profissionais que podem atuar no tratamento de cessação de tabagismo estão:
- médicos(as)
- enfermeiros(as)
- assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.
Assim, Maceió oferece um programa com abordagem multidisciplinar e variada, conforme a necessidade de cada um que procura largar o tabagismo.
Importância de busca do tratamento
Programas como o de Maceió apenas reforçam a importância da busca pelo tratamento. Largar o tabagismo não é algo simples. As pessoas, em sua maioria, não conseguem abandonar o vício sem uma estrutura de suporte e orientação.
Por isso, além de ajudar pessoas, há profissionais no programa que podem realizar capacitações e treinamentos em empresas. Assim, empresas interessadas em promover ambientes de trabalho saudáveis podem procurar o programa e buscarem esse suporte.
Inclusão de comunidades em Maceió em busca de saúde
Em Maceió, o Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo não trata apenas os fumantes. Com uma visão abrangente, o programa procura incansavelmente criar uma comunidade mais informada sobre os riscos do tabaco. Ou seja, trata-se de um programa de saúde pública completo, que não se restringe ao tratamento.
Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Maceió.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos