loader image
Categorias
Diversos Programas Rio de Janeiro

Kit-Parabólica Começa A Ser Distribuído No RJ

Começou nesta quinta-feira (04/08), no Rio de Janeiro, o agendamento para a instalação do kit gratuito para quem assiste à televisão com antena parabólica. Cabe lembrar que isso irá ocorrer em todas as cidades brasileiras quando começar a operar tecnologia 5G.

Têm direito à troca pessoas inscritas em programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil. Um dos critérios para agendar a troca é inscrição ativa no CadÚnico.

A mudança do equipamento inclui conversor, cabos e controle remoto. Ela é necessária porque o sinal de 5G do celular usa a mesma frequência captada pelas parabólicas convencionais. Essa nova tecnologia será implementada nesse mês de agosto no Rio de Janeiro. Cidades como Belo Horizonte e São Paulo já estão operando a novidade.

“A pessoa tem de efetuar essa troca antes que 5G seja ativado na sua região, a fim de evitar qualquer interferência na recepção do seu sinal de televisão, como chuviscos”, disse Leandro Guerra, ao G1. Ele é presidente do Siga Antenado, entidade responsável pelo programa.

Como agendar a troca?

A troca gratuita vale apenas para quem parte de algum programa social do governo federal. Reforçando, é necessário ter cadastro ativo no CadÚnico. É possível verificar se o cadastro está ativo na consulta simples do cadastro, neste site. Em caso dele não estar atualizado, basta procurar um Cras e regularizar a situação.

Somente serão substituídas parabólicas convencionais, como a da imagem abaixo:

Anúncio

Quem já assiste à TV digital não precisará fazer a troca. Isso vale para quem já assiste TV digital seja antena externa ou interna. O mesmo vale para tem TV por assinatura.

Dito isso, o agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br/.

Em ambos, basta inserir o CPF ou o NIS para validar o cadastro e marcar a visita. Quem têm parabólica, mas não tem inscrição em nenhum programa social do governo precisará comprar o kit.

Por que é preciso fazer a troca?

A troca precisa ser feita porque as parabólicas atuais, que captam os canais abertos de TV via satélite, operam na Banda C. Justamente essa banda poderá sofrer interferências quando o sinal do 5G for ativado.

O 5G, além de mais veloz, tem um tempo de resposta, ou latência, menor. Isso permite que mais dispositivos — e não apenas celulares — sejam conectados à internet. A 5G, por exemplo, é fundamental para a chamada Internet das Coisas, na qual praticamente qualquer objeto poderá ser conectado à rede.

 

 

Por Elisangela

Elisangela Monteiro - Professora - Entusiasta da Blogosfera!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *