Começam nesta segunda-feira (24), em João Pessoa, as inscrições para o Programa Apoio Universitário da Prefeitura. Pessoas interessadas em participar do programa deverão fazer sua inscrição online. Elas seguem abertas até o próximo dia 24 de maio.
O programa foi lançado no último dia 20/04, e é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). De acordo com a prefeitura da capital paraibana, o Jovem Universitário tem quase R$2 milhões investidos em recursos próprios.
A iniciativa beneficia alunas e alunos do ensino superior em vulnerabilidade social. Assim, paga bolsas e destina auxílios a quem tenha matrícula em instituições públicas ou privadas de ensino superior. O Jovem Universitário é um programa que visa fornecer apoio financeiro para que possam viabilizar sua graduação.
Nesta edição do programa, são oferecidas 300 vagas. Delas, 200 são destinadas para alunos e alunas cujas famílias estão cadastradas no CadÚnico e sejam beneficiadas pelo Bolsa Família. As outras 100 vagas serão para pessoas selecionadas que estejam inscritas no CadÚnico e a família não receba o Bolsa Família. Além disso, 10% das vagas totais voltadas para pessoas com deficiência.
Atualmente, o programa Jovem Universitário beneficia 232 estudantes.
Como se inscrever no Programa Jovem Universitário, da Prefeitura de João Pessoa?
Como dissemos acima, as inscrições para o Programa Jovem Universitário já estão abertas. Elas seguem até o dia 24/05. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível aqui. É preciso responder todas questões e anexar todos os documentos que forem pedidos.
Depois disso, basta aguardar a divulgação do resultado. É preciso ter bastante atenção para que todos os dados sejam corretamente preenchidos, e os documentos devidamente anexados.
No edital do programa, que pode ser lido aqui, candidatas e candidatos podem baixar e preencher a ‘Declaração de não vínculo’. Esse documento deve ser anexado ao formulário de inscrição. Os pais ou responsáveis por candidatas e candidatos que forem menores de idade devem baixar e preencher a ‘Autorização para menores’. Ela também deve ser anexada ao formulário, se for o caso.
Resultado final
O resultado final, após recursos, está previsto para ser divulgado dia 7 de julho. As pessoas contempladas terão entre os dias 17 e 28 de julho para cadastramento. Ele será feito junto ao Apoio Universitário. No dia 2 de agosto, está previsto para acontecer uma palestra obrigatória para quem for receber o benefício.
Beneficiados e beneficiadas com o apoio do programa Jovem Universitário e que suas famílias recebam o Bolsa Família terão auxílio no valor correspondente a um sexto do salário mínimo vigente. Já quem está no CadÚnico, mas não recebe o Bolsa Família, terá o Apoio Universitário correspondente a um terço do salário mínimo vigente.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos