IFMS Abre Novas Vagas Em Cursos Gratuitos Online

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas em processo seletivo em cursos gratuitos online. São, ao todo, 1.348 vagas. Trata-se de cursos gratuitos subsequentes ao ensino médio na modalidade a distância.

Quem obtiver a aprovação na seleção do IFMS, irá fazer o curso no primeiro semestre letivo de 2024. De acordo com a instituição, o início das aulas está previsto para acontecer entre 19 e 24 de fevereiro. Falamos aqui como se inscrever e informações gerais sobre os cursos.

Como se inscrever na seleção de cursos gratuitos online do IFMS?

Quem se interessar nos cursos gratuitos do IFMS, deve se inscrever até o dia 26 de novembro. As inscrições, online, devem ser feitas por meio da Página do Candidato da Central de Seleção – ifms.edu.br/. Para participar, é preciso ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2024. Como dissemos, a previsão é de que os cursos comecem já em fevereiro do ano que vem.

Quem não tiver acesso à internet, poderá comparecer à Cerel (Central de Relacionamento ) do campus ou polo do IFMS. Lá haverá opções presenciais para fazer a inscrição. Os endereços disponíveis para atendimento podem ser acessados aqui.

Cursos oferecidos

São ofertados vários cursos gratuitos. Serão eles:

  • Administração
  • Edificações
  • Logística e Manutenção
  • Suporte em Informática

Serão cursos gratuitos e online, com polos de apoio presencial localizados em 18 municípios. Na modalidade a distância do IFMS, estudantes têm aulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Além disso, está previsto um encontro presencial por semana no município onde a vaga foi ofertada.

A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 9 de janeiro de 2024. As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 10 e 19 de janeiro. Há possibilidade para novas chamadas.

Reserva de vagas

De acordo com o edital, metade das vagas nos cursos gratuitos é reservada a candidatos e candidatas que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para quem comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio. Há também reserva de vagas para estudantes que autodeclararem pretos(as), pardos(as) e indígenas, além de pessoas com deficiência.

Quem quiser concorrer a uma vaga dentre as que são reservadas, como cotas, deverá informar a opção logo quando se inscrever. Nesta seleção do IFMS não haverá banca de heteroidentificação para constatar a veracidade da autodeclaração.

Contudo, durante o período destinado às chamadas, poderão ser oferecidas denúncias. Nesse caso, declarações falsas visando fraudar o sistema de cotas, podem ter implicações diversas.

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Liceu de Ofícios/ Créditos: Guia de Curitiba

Liceu De Ofícios De Curitiba Abre Milhares De Vagas Em Cursos

O programa Liceu de Ofícios e Inovação, da FAS —Fundação de Ação Social, abriu inscrições …

Curso Gratuito De Ciência De Dados

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

SESI SP Inscrições Abertas

Curso Gratuito Nova EJA Sesi-SP De Robótica e Programação

O Sesi-SP (Serviço Social da Indústria em São Paulo) tem vagas abertas para Novo Curso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *